A Williams anunciou, nesta terça-feira (27), que Franco Colapinto, de 21 anos, assumirá a vaga de Logan Sargeant a partir do GP da Itália deste final de semana.
O piloto correrá com a equipe pelo restante da temporada 2024. O argentino usará o número #43.
Com uma passagem frustrada pela Williams e sem pontuar na temporada atual, o acidente envolvendo Sargeant na última corrida foi a gota d’água para a equipe. Durante o terceiro treino livre, no GP da Holanda, o piloto perdeu o controle do seu carro na curva 3, 15 minutos após o início da prova.
Com o forte impacto no muro, o carro começou a pegar fogo. Apesar do susto, Sargeant saiu sem ferimentos.
“Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos levianamente, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada”, disse James Vowles, diretor da equipe.
A Williams agradeceu pelo trabalho duro e contribuição de Sargeant nas últimas duas temporadas. “Logan permanecerá na família Williams e nós o apoiaremos para continuar sua carreira de piloto“, informa o comunicado.
Franco Colapinto
Franco é membro da academia de pilotos da Williams desde o início de 2023. Após 23 anos, Colapinto é o primeiro piloto argentino titular na Fórmula 1 desde Gastón Mazzacane.
Na Williams, Franco é o segundo argentino a pilotar pela equipe britânica, depois de seu compatriota Carlos Reutemann.
“Chegar à Fórmula 1 no meio da temporada será uma enorme curva de aprendizado, mas estou pronto para o desafio e totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex [Albon] e a equipe para torná-la um sucesso”, afirmou Colapinto.