A Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo, é uma das maiores honrarias individuais no futebol. Em 2024, Vini Jr perdeu o prêmio para Rodri, do Manchester City. Essa não é a primeira escolha polêmica da história da premiação
Em 1996, o alemão Matthias Sammer venceu a Bola de Ouro, superando o brasileiro Ronaldo, que vivia uma temporada brilhante no Barcelona.
Sammer foi fundamental na conquista do título da Alemanha na Eurocopa daquele ano e campeão da Bundesliga com o Borussia Dortmund, mas muitos argumentam que Ronaldo merecia o prêmio pela performance e pelos gols marcados na liga espanhola.
-
1 de 15
Rodri com a Bola de Ouro 2024 • Reprodução/X @ballondor
-
2 de 15
Aitana Bonmatí e Rodri com seus respectivos troféus de Bola de Ouro 2024 • Reprodução/X @ballondor
-
3 de 15
Rodri ao receber a notícia de que venceu o Bola de Ouro 2024 • Reprodução/X @ballondor
-
-
4 de 15
Aitana Bonmatí ganha a Bola de Ouro pelo segundo ano consecutivo • Reprodução/X @ballondor
-
5 de 15
Lamine Yamal recebe o Troféu Kopa como revelação da temporada; aos 17 anos, ele é o mais jovem a vencer • Reprodução/X @FCBarcelona
-
6 de 15
Harry Kane com o troféu Gerd Muller de artilheiro do ano no Bola de Ouro
-
-
7 de 15
Dibu Martínez, é eleito o melhor goleiro do mundo • Divulgação Balon D’OR
-
8 de 15
Finalistas do Bola de Ouro 2024 que foram à premiação • Reprodução/x @ballondor
-
9 de 15
Plateia estrelada do Théâtre du Châtelet durante a Bola de Ouro 2024 • Reprodução/X @ballondor
-
-
10 de 15
Rodri, do Manchester City, na chegada à Bola de Ouro; ele foi eleito o melhor jogador do mundo • Reprodução/X @ChampionsLeague
-
11 de 15
Lamine Yamal com o irmão caçula, Keyne, na chegada à Bola de Ouro • Reprodução/X @ballondor
-
12 de 15
Harry Kane com familiares na Bola de Ouro • Reprodução/X @ballondor
-
-
13 de 15
Dani Olmo, Lamine Yamal e Pau Cubarsí, representantes do Barcelona no Bola de Ouro
-
14 de 15
Savinho e Rúben Dias, do Manchester City, no Bola de Ouro • Reprodução/X @Man
-
15 de 15
Didier Drogba, apresentador da Bola de Ouro • Reprodução/X @Champions League
-
Outra edição que levantou discussões foi a de 2003, quando o tcheco Pavel Nedvěd levou o troféu, desbancando o francês Thierry Henry.
Nedvěd foi peça-chave na Juventus, mas Henry terminou a temporada com números expressivos no Arsenal, sendo artilheiro e destaque da Premier League. A decisão de deixar Henry em segundo lugar gerou críticas, especialmente na Inglaterra.
Em 2010, Lionel Messi conquistou sua segunda Bola de Ouro, superando os espanhóis Andrés Iniesta e Xavi, que haviam sido campeões mundiais com a Espanha naquele ano, além de Sneijder que foi vice-campeão mundial com a Holanda e vencedor da Champions League.
Embora Messi fosse o principal nome do Barcelona, muitos acreditavam que o prêmio deveria ter ido para um dos colegas do clube catalão.
Cristiano Ronaldo, por sua vez, teve uma vitória contestada em 2013, ao derrotar o francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique.
Ribéry conquistou a tríplice coroa naquela temporada com o clube alemão, ganhando a Bundesliga, a Champions League e a Copa da Alemanha, enquanto Ronaldo se destacou principalmente no Real Madrid, mas sem títulos de igual impacto.
Por fim, a Bola de Ouro de 2018, vencida pelo croata Luka Modrić, foi uma das mais discutidas. Modrić, além de vencer a Liga dos Campeões com o Real Madrid, foi vice-campeão mundial com a Croácia.
Contudo, a ausência de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi entre os vencedores levantou questões, com muitos defendendo que ambos ainda estavam em alta e que um dos dois deveria ter conquistado o prêmio