Reportagem de: Vitor Gianluca
Agente da Polícia Militar é responsável por salvamento de bebê de 30 dias, na avenida João Manoel, em Arujá. O recém-nascido engasgou durante a amamentação e recebeu o primeiro atendimento dos militares. As imagens foram divulgadas pela própria PM e foram registradas pela câmera corporal utilizada por membros da corporação que atuam no município. (Vídeo abaixo)
Segundo o boletim de ocorrências, o pai do bebê compareceu a unidade policial e informou a equipe que a filha de apenas 30 dias havia engasgado durante a amamentação. Em vídeo, gravado segundos depois, o cabo Castelucci, do 31° BPM Companhia da Polícia Militar de Arujá, salva a vida da criança por meio da manobra Heimlich.
O policial conta que os pais moravam próximo à base policial de Arujá e se deslocaram assim que perceberam a situação do bebê. “Assim que adentraram ao nosso pátio, eu visualizei por estar na porta de entrada e o pai desceu do veículo solicitando ajuda. Eu corri até o veículo e me deparei com a mãe segurando a bebê no colo, muito nervosa, pedindo pra ajudar pois ela estava engasgada”, relata Castelucci.
A manobra Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. No caso de bebês, se a obstrução das vias for grave, administram-se tapas no dorso, seguidas de trações torácicas para realizar a desobstrução.
“A desobstrução foi rápida graças a Deus , a ação toda em torno de dois minutos , pois após a desobstrução eu mostrei novamente para a mãe oque fazer em caso de um dia precisar novamente , pois ela já havia me contado que em casa tentou fazer e da forma que me falou eu verifiquei que estava errada então mostrei como fazer por isso o tempo de 2 minutos”, conta o militar.
“Eu sempre tenho orientado principalmente as mães de primeira viagem a assistir vídeos na internet sobre essa manobra, pois é muito simples e faz a diferença entre a vida e a morte. No caso de nenéns, é mais comum acontecer e a pessoa não tem muito tempo para aguardar um resgate ou uma viatura no local, desta forma, o ideal é assim que constatar obstrução já iniciar a manobra”, recomenda.
Ainda segundo o boletim, após o primeiro atendimento, os militares orientaram os pais da criança a comparecerem na Unidade de Pronto Atendimento, para receber os cuidados médicos necessários. Confira o vídeo registrado pela câmera corporal da Polícia Militar.