O primeiro finalista da Copa do Brasil será conhecido neste sábado (19), a partir das 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro. Vasco e Atlético-MG fazem o segundo jogo da semifinal em ambiente ‘tenso’, a ponto de os torcedores cruzmaltinos terem apontado “clima de guerra” neste confronto.
O Galo está em vantagem na série por ter vencido a partida de ida por 2 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O Cruzmaltino, décimo colocado no Campeonato Brasileiro, vê na Copa do Brasil a “salvação” financeira e desportiva em 2024. Além disso, quer as pazes com a torcida ter sido goleado por 3 a 0 para o São Paulo, em Campinas.
Vivo também na Copa Libertadores, o time mineiro divide a atenção entre os dois próximos compromissos. Após enfrentar o Vasco, o tempo de descanso será mínimo até mais uma decisão, só que continental.
Na terça-feira (22), será a vez de receber o forte River Plate-ARG, na Arena MRV, no primeiro jogo da semifinal da competição mais importante da América do Sul. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).
O Vasco, por sua vez, não tem mais pretensões na Série A do Campeonato Brasileiro e sonha em voltar para uma final nacional. A última vez foi em 2011, na mesma Copa do Brasil, quando faturou o inédito título ao vencer o Coritiba na decisão.
O segundo finalista da Copa do Brasil sairá no domingo, com o confronto entre Corinthians e Flamengo na Neo Química Arena, em São Paulo. Na ida, no Maracanã, no Rio de Janeiro, os cariocas venceram por 1 a 0 e abriram vantagem.
Retornos importantes no Galo
A grande notícia para o Atlético é a volta de Guilherme Arana, recuperado de lesão muscular.
Além do camisa 13, o comandante argentino terá também os retornos de Hulk, Paulinho, Lyanco, Alonso, Alan Franco e Eduardo Vargas. O meia Rubens, que também tratava de lesão na coxa, é outro que viajou ao Rio de Janeiro.
Baixas no Galo
Além dos jogadores que ainda estão no departamento médico (Cadu, Zaracho e Bernard), o técnico Milito não poderá contar com o volante Fausto Vera e o atacante Deyverson. Como disputaram a atual edição do torneio por Corinthians e Cuiabá, respectivamente, eles não podem defender o Galo.
Moral com Milito
Outra novidade na lista de relacionados de Milito é o atacante Caio Maia. O jogador de 19 anos, que estreou no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, ganha nova chance na equipe principal.
Dúvidas no ataque do Vasco
O técnico Rafael Paiva ainda tem dúvida para escalar o ataque cruzmaltino. Sem Adson e David, os parceiros de Vegetti ainda não emplacaram. Por isso, a tendência é que ele opte por Pumita na ponta como titular.
Sendo assim, Emerson Rodríguez e Rayan disputam a outra posição, além de Payet correndo por fora. O francês deve ficar no banco, uma vez que Coutinho é quem deve ser o meia-armador do Vasco.
Léo titular?
Outra dúvida do técnico Rafael Paiva é o retorno de Léo ao time titular. O defensor pode ganhar mais uma chance, depois da partida ruim que Maicon fez diante do São Paulo.
A ideia é que o camisa 3 faça dupla de zaga com João Victor. A defesa ainda será composta por Paulo Henrique e Lucas Piton. Hugo Moura e Mateus Carvalho são os favoritos para iniciar no meio de campo.
Confronto expressivo
Esta será a 80ª partida oficial entre Atlético e Vasco na história. Curiosamente, o jogo deste sábado pode desempatar o equilibrado confronto; até o momento, foram 30 vitórias para cada lado e outros 19 empates.
Vasco x Atlético-MG
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo (Maicon), João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Coutinho; Pumita, Rayan (Emerson Rodríguez ou Payet) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Atlético-MG: Everson; Lyanco (Renzo Saravia), Rodrigo Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
- Motivo: jogo de volta de semifinal da Copa do Brasil
- Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
- Data: 19 de outubro de 2024 (sábado)
- Horário: 18h30 (de Brasília)
- Arbitragem: Ramon Abatti Abel
- Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia.
- VAR: Rodolpho Toski Marques
- Transmissão: Sportv, Amazon Prime e Premiere