Único brasileiro na temporada 2024/25 da NBA, Gui Santos é uma das armas do Golden State Warriors em busca de uma vaga nos playoffs.
Nesta terça-feira (15), às 23h (de Brasília), a equipe de Stephen Curry enfrenta o Memphis Grizzlies no play-in, duelo eliminatório que vai definir o futuro da franquia na competição.
A partida acontece no Chase Center, em São Francisco, na Califórnia.
Os Warriors terminaram em 7º na Conferência Oeste, e por isso, não conseguiram vaga direta na pós-temporada.
Se vencer os Grizzlies, o Golden State garante a 7ª posição e encara o Houston Rockets na primeira rodada dos playoffs da NBA.
“É uma final. É decisão. Não tem nada mais importante nesse momento, nada em que a gente pense mais agora que não seja vencer o Memphis em casa e avançar aos playoffs. Tudo que aconteceu ao longo do ano ficou para trás e só dependemos das nossas forças para ir à pós-temporada. Vamos jogar em casa, com o apoio da nossa torcida, e a cabeça está toda nesse jogo. Temos um adversário duríssimo, não podemos cometer erros bobos, precisamos ter atenção o tempo todo. Se eu tiver oportunidade, tiver meus minutos, vou estar pronto para colaborar com a equipe”, disse Gui Santos.
Gui Santos, exclamation point pic.twitter.com/rq4SsBjACi
— Golden State Warriors (@warriors) March 20, 2025
Em caso de derrota, os Warriors terão outra oportunidade de ir aos playoffs. Para isso, será preciso superar o vencedor de Dallas Mavericks e Sacramento Kings, que jogam nesta quarta-feira (16).
Gui Santos chegou ao basquete dos Estados Unidos em 2022, mas só no ano seguinte, teve a primeira chance na NBA.
Ele foi reserva dos Warriors em 2023/24, e nesta temporada, passou a ter mais minutos em quadra, atuando em 78 dos 82 jogos do time.
O brasileiro tem média de pouco mais de 13 minutos por jogo, com 4 pontos, 3 rebotes e uma assistência.
Vale lembrar que três atletas do Brasil já foram campeões da NBA, dois deles pelos próprios Warriors (Anderson Varejão em 2017 e Leandrinho em 2015).
O outro é Tiago Splitter, campeão pelo San Antonio Spurs em 2014.