A Fórmula 1 sempre foi palco de grandes conquistas para o Brasil. Nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi entraram pra história e deixaram um grande legado para as futuras gerações de pilotos.
No entanto, foi há 15 anos, no dia 13 de setembro de 2009, que o país viu pela última vez a bandeira brasileira tremulando no lugar mais alto do pódio.
Rubens Barrichello foi o responsável pela última vitória brasileira, que aconteceu no GP de Monza, na Itália. Pilotando pela Brawn GP, o brasileiro largou da quinta colocação e, com apenas uma troca de pneus, conquistou a prova em uma dobradinha com Jenson Button.
Rubinho se aposentou da Fórmula 1 no fim de 2011, correndo pela Williams.
Felipe Massa foi o piloto que mais se aproximou do feito depois de Rubinho. A última vitória de Massa aconteceu no GP do Brasil em 2008, quando disputou o título contra Lewis Hamilton, ficando na vice-liderança do Mundial de Pilotos. Massa se aposentou em 2017.
Brasileiros na Fórmula 1 em 2024
A ausência de pilotos brasileiros no pódio da F1 nos últimos anos tem gerado grande expectativa por novos talentos que possam dar continuidade à tradição do país.
Atualmente, a principal categoria de automobilismo do mundo não conta com nenhum piloto brasileiro no grid.
Apesar disso, Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, é piloto reserva da Haas, enquanto Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, é piloto reserva da Aston Martin.
A esperança é de que o Brasil volte a ter um representante no grid em 2025. O brasileiro Gabriel Bortoleto está na mira de Mattia Binotto, chefe interino da Sauber, para ser companheiro de equipe de Nico Hülkenberg.
Atualmente, Bortoleto é o segundo colocado na Fórmula 2.