A cerimônia de premiação da Bola de Ouro deste ano será realizada nesta segunda-feira (28), em Paris, na França. Uma curiosidade é que o design completo do troféu não é o mesmo todos os anos e não se repete nunca.
Em vídeo publicado pelo portal norte-americano Bleacher Report, Jean-Pierre, o artesão responsável pela confecção do prêmio individual mais cobiçado do futebol, explicou o processo de criação do prêmio.
A base é feita de um pedaço de um mineral chamado pirita, que assume diferentes desenhos e não é modificado pelo artesão, é utilizado da forma como foi gerado pela natureza, o que faz com que um troféu nunca seja exatamente igual a outro.
Sneak preview! 🤐 #ballondor pic.twitter.com/9A2GQddKuy
— Ballon d’Or (@ballondor) October 25, 2024
A bola é formada por dois discos sólidos de latão que são soldados juntos com uma técnica chamada “embossing”, que seria uma gravação em relevo. Toda a elaboração é feita à mão, e o nome do atleta vencedor é gravado no objeto.
An inside look at how the Ballon d’Or is made ✨ pic.twitter.com/s9v5LjbB7F
— B/R Football (@brfootball) October 25, 2024
Após a confecção, o troféu é banhado a ouro 24 quilates. A bola e a base juntas medem até 31 centímetros de altura, com 23 centímetros de largura, além de pesar sete quilos.
Valores
Para realizar a produção do produto com tais materiais, estima-se que a honraria custa cerca de 3 mil euros (aproximadamente R$ 18,5 mil). No entanto, em consideração ao prestígio do prêmio, o valor inflado gira em torno dos 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões).