O técnico Tite fez elogios ao Bolívar, que venceu o Flamengo por 1 a 0 nesta quinta (22), mas considerou justa a classificação do seu time para as quartas de final da Copa Libertadores. O treinador destacou o domínio rubro-negro no Maracanã – onde venceu por 2 a 0 – e a entrega dos atletas na altitude de La Paz, na Bolívia.
“Eu estou ofegante, com a pulsação maior do que o normal. Falei para os diretores do Bolívar. Houve um sorteio e, talvez, essas duas equipes merecessem passar. Nos 200 minutos, merecemos passar. O que tivemos de aplicação hoje, o que jogamos no Maracanã. A altitude suga, drena. Não dá para recuperar. Foi o melhor futebol do enfrentamento e de uma superação”, afirmou Tite.
Em vantagem, o Flamengo não sofreu muitos sustos no primeiro tempo no Hernando Siles e até teve oportunidades de abrir o placar, mas perdeu boas chances com Gerson e Ayrton Lucas.
Depois de Bruno Sávio abrir o placar aos 12 minutos, o Bolívar cresceu, mas parou em Rossi nas melhores oportunidades. O técnico analisou o cenário do confronto, citando a altitude.
“As maiores oportunidades mais claras foram nossas. O volume… Na cara, Gerson no primeiro tempo. Ayrton no segundo. Tivemos situações claras em cima de uma estratégia. Eu não estou dizendo que não deva ter jogos em La Paz, mas é preciso encontrar uma forma de que seja mais equilibrado. O condicionamento físico vai baixando”, respondeu Tite.
Na próxima fase, o Flamengo enfrentará o Peñarol, que eliminou o The Strongest-BOL. Como fez melhor campanha na fase de grupos, o time uruguaio decidirá em casa.
Questionado sobre o confronto, Tite evitou projetar o duelo com o Peñarol, afirmando estar “mergulhado” no Flamengo e até citando a paciência da esposa após a derrota para o Botafogo.
“Outro jogo muito grande. Flamengo e Peñarol. Olha a história. Não possa falar do Peñarol pois estou acompanhando 99,9% de Flamengo, e o que sobra é para a minha esposa, que tem que aguentar um cara chato, que chegou do jogo de domingo muito mal e que talvez não fosse o marido que ela quisesse. Nós sentimentos. Teve que me aguentar esses dias. Ela me acolheu”, respondeu.
A Conmebol ainda detalhará as datas, mas as quartas de final acontecerão nas semanas dos dias 18 e 25 de setembro.