O Borussia Dortmund precisará de mais do que apenas uma mentalidade forte quando visitar o campeão Real Madrid na Liga dos Campeões na terça-feira, disse o técnico Nuri Sahin, enquanto os dois finalistas do ano passado se encontram novamente na nova fase da competição.
O Real conquistou sua 15ª Copa da Europa em junho, em Wembley, com Dani Carvajal e Vinicius Jr. marcando no final para garantir uma vitória de 2 a 0 sobre um time do Dortmund que ameaçava uma vitória inesperada após dominar o primeiro tempo.
“A mentalidade não é suficiente para sobreviver contra o Real Madrid, especialmente neste estádio, contra o campeão desta competição”, disse Sahin em entrevista coletiva na segunda-feira.
“Precisamos de tudo amanhã. Precisamos de muita qualidade, muita autoconfiança, mentalidade, claro, e também, como dizemos na Alemanha, sorte no jogo.
“O jogo tem que ser do nosso jeito, então só mentalidade não será suficiente – mas é claro que sem mentalidade não temos absolutamente nenhuma chance aqui.”
O Dortmund manteve um início vitorioso na competição com uma goleada em casa por 7 a 1 sobre o Celtic no início deste mês, após vencer o Club Brugge por 3 a 0 na partida de abertura.
Atualmente, eles lideram a classificação com seis pontos e uma impressionante diferença de gols de nove.
“Só é possível (continuar assim) como um coletivo contra esse time”, acrescentou Sahin.
“Os rapazes sabem o que planejamos para amanhã. Queremos ser corajosos e construir a partir dos últimos dois jogos da Champions League.”
Sahin, que jogou pelos dois clubes, visitará o Bernabeu pela primeira vez como técnico após sua nomeação no verão passado. O ex-meio-campista da Turquia foi assistente técnico de Edin Terzic no clube antes disso.
“(Estar de volta ao Santiago Bernabeu) significa muito para mim porque sempre foi meu sonho jogar um dia pelo Real Madrid. Meu filho nasceu nesta linda cidade, e eu o tenho comigo (aqui)”, disse Sahin.
“Agora tenho o privilégio de estar amanhã na lateral do campo com o meu clube de infância contra um dos meus maiores sonhos, então isso significa muito para mim.
“Mesmo que não tenha sido tanto tempo assim que joguei pelo Real Madrid, sempre será especial para mim. Não só por razões futebolísticas, mas também familiares, é uma coisa fantástica estar aqui.”
Sahin foi contratado pelo Dortmund em maio de 2011 antes de ser enviado ao Liverpool por empréstimo um ano depois. Ele voltou ao Dortmund no início de 2013, inicialmente também por empréstimo, antes do clube tornar seu retorno permanente em abril de 2014.