A Suzano, empresa fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com inscrições abertas para a nova turma do Formare, programa de qualificação de jovens, na unidade do município de Suzano.
Desenvolvido pelo Programa Voluntariar da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, o programa visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho.
A iniciativa conta com 20 vagas para o curso de operador de processo de produção. Para participar, é preciso ter 18 ou 19 anos completos até 31 de agosto de 2024, além de renda familiar de até um salário mínimo por pessoa; não ser filho de colaborador da Suzano; ter ensino médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; residir em Suzano ou em Jundiapeba (Mogi das Cruzes); ter disponibilidade para estudar presencialmente das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira; e não ter sido aprendiz da Suzano anteriormente.
As aulas serão ministradas por colaboradores voluntários da empresa, capacitados pela Fundação Iochpe, para compartilhar suas habilidades e experiências com os jovens. O curso terá duração de 10 meses, abrangendo disciplinas práticas e teóricas.
De acordo com a Suzano, o programa também oferece alguns benefícios como uniforme completo, material escolar, alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida.
“O Formare é um programa de grande importância para o desenvolvimento de habilidades profissionais de jovens da região. Além disso, a iniciativa está alinhada ao nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, pois incentiva o voluntariado por parte dos nossos colaboradores, enquanto proporciona oportunidades de aprendizado e crescimento profissional para os jovens no mercado de trabalho. Apoiar projetos como este é um reflexo da visão de uma empresa centenária, que busca atuar como agente de transformação na comunidade em que está inserida”, disse Glaucia Dias, Gerente de Comunicação e Marca.
Como se inscrever
Os interessados em participar do programa de qualificação podem se inscrever até o dia 18 de agosto (quinta-feira), de maneira online, por meio da plataforma Gupy.
Após a inscrição, todos os inscritos receberão um link para realizar a prova de conhecimentos básicos em português e matemática. Os candidatos melhor classificados, considerando perfil e avaliação, serão convocados para a etapa presencial, que consistirá em uma dinâmica de grupo e entrevista individual.
A etapa final é composta por uma entrevista familiar, para comprovação do atendimento aos requisitos de vulnerabilidade socioeconômica. A previsão é que o processo seletivo seja concluído até setembro e a contratação e início das aulas a partir de outubro de 2024.