Em seu 10º jogo da fase de classificação da Liga das Nações 2024, a seleção masculina foi superada no tie-break pelos Estados Unidos por 3 sets a 2 (21/25, 25/18, 21/25, 25/22, 9/15), nesta quinta-feira, nas Filipinas. O maior pontuador da partida foi Alan, com 26 pontos marcados.
“Começamos com uma intensidade abaixo da necessária para bater de frente com uma equipe forte, mas o jogo foi disputado até o final. Acho que as equipes alternaram momentos bons e ruins. No último set, deixamos escapar pela nossa mão, e 2 ou 3 pontinhos no tie-break custam muito caro. É difícil digerir a derrota, mas temos que virar a chave rápido para enfrentar outra equipe amanhã, o Canadá, que tem um estilo de jogo parecido com os Estados Unidos. Precisamos entrar em quadra amanhã com a intensidade maior, para conseguirmos buscar a classificação”, disse Cachopa, levantador da seleção.
“Precisávamos da vitória, mas ao mesmo tempo observar jogadores. Ver o Bergmann jogar um jogo desse junto com o Lucarelli, que é experiente. De ataque ele foi espetacular, números fantásticos. Sofreu um pouco no passe, o que era de se esperar, então teve um rendimento muito positivo. O Alan também foi muito bem. Enfrentamos um time que jogou solto, tivemos nossas chances, mas no final do tie-break eles acertaram alguns saques que quebraram nosso ritmo, abriram uma frente e levaram o jogo”, disse o técnico da seleção, Bernadinho.
O técnico da equipe também comentou a próxima partida: “Amanhã a gente joga contra a equipe que, na minha opinião, está na melhor forma da competição neste momento, com a confiança alta. O nosso time vai mudar de novo porque não dá para você jogar dois jogos em menos de 24 horas com a mesma formação. Mas amanhã é uma decisão para a gente e vamos fazer nosso melhor”.
A equipe de técnico Bernardinho já volta à quadra nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), para enfrentar o Canadá, o penúltimo jogo da fase classificatória. Para encerrar a etapa nas Filipinas, a seleção enfrenta a França no dia 23/6.
No fim da fase classificatória apenas os 8 primeiros colocados vão para as quartas de final. Atualmente, o Brasil encontra-se na 4ª posição.