A seleção de Honduras terá de jogar a próxima partida de um torneio da Concacaf em casa com os portões fechados. A equipe foi punida pela entidade após o técnico Javier Aguirre, do México, ser atingido por uma lata de cerveja no Estádio General Francisco Morazán.
“O Comitê Disciplinar da Concacaf sancionou a Federação Hondurenha de Futebol por não implementar medidas adequadas de segurança no estádio durante a partida das quartas de final da Liga das Nações da Concacaf 2024/25 contra o México na sexta-feira, 15 de novembro de 2024”, informou a Concacaf em comunicado oficial.
A entidade ainda reforçou: “Sanções mais severas podem ser tomadas caso incidentes semelhantes ocorram em partidas futuras”.
O episódio ocorreu após a vitória de Honduras por 2 a 0 contra o México. Javier Aguirre caminhava em direção a Reinaldo Rueda para um aperto de mão quando foi atingido e ficou com o rosto coberto de sangue.
Javier Aguirre recebeu atendimento médico ainda no gramado do estádio Francisco Morazán e seguiu para os vestiários e minimizou o ocorrido na coletiva de imprensa.
“Não adianta falar disso, é futebol. Não sou de reclamar”, disse o técnico após seu primeiro jogo oficial na seleção mexicana.
O jogo de volta entre as duas seleções será no dia 20 de novembro, no Estadio Nemesio Díez, em Toluca, no México.
Nota completa da Concacaf sobre a punição a Honduras
O Comitê Disciplinar da Concacaf sancionou a Federação Hondurenha de Futebol por não implementar medidas adequadas de segurança no estádio durante a partida das quartas de final da Liga das Nações da Concacaf 2024/25 contra o México na sexta-feira, 15 de novembro de 2024.
Após considerar a documentação e as evidências coletadas durante a investigação e com base nos regulamentos da competição e no Código Disciplinar aplicável, o Comitê Disciplinar decidiu que a Federação Hondurenha de Futebol deve jogar a próxima partida da seleção masculina sênior em casa (de uma competição da Concacaf) com portões fechados.
O Comitê Disciplinar também multou a Federação e alertou que sanções mais severas podem ser tomadas caso incidentes semelhantes ocorram em partidas futuras.
A Confederação tomou nota das declarações recentes da Federação Hondurenha de Futebol sobre seu compromisso de tomar medidas contra qualquer tipo de comportamento violento de torcedores em suas partidas. A Concacaf espera aprender mais sobre esses esforços e ampliar qualquer trabalho que busque evitar que incidentes ocorram.
A Concacaf também confirmou que seu Comitê Disciplinar abriu um caso disciplinar separado para investigar a conduta de Javier Aguirre (técnico da Seleção Mexicana Masculina) durante a partida mencionada.