São 19 rodadas e quatro por serem disputadas até o final da primeira fase da LNF 2024. Até aqui, somente seis times estão garantidos nos Playoffs, portanto, restam 12 vagas em aberto. Ou seja, emoção é o que não faltará antes da fase eliminatória da competição.
A ponta de cima da tabela tem um sexteto já classificado: Magnus, Jaraguá, Joinville, ACBF, Atlântico e Praia Clube. Destes, só os mineiros jamais conquistaram a competição, o que indica confrontos pesados a partir das oitavas de final. A equipe paulista e os catarinenses atravessam uma fase de enorme regularidade. Os gaúchos também estão bem, principalmente o Galo, após derrotar o rival regional na última rodada.
Além da classificação, conquistar o direito de disputar o jogo decisivo em casa é algo relevante. Hoje, nesta condição, estariam também Pato e São José, 7º e 8ª colocados, respectivamente. A partir dali, entre o Umuarama, 9º lugar, e o Corinthians, 16º, são nove pontos de diferença. Ou seja, para quem está na segunda metade da tabela, nada está garantido. Nesse bolo estão o Cascavel, São Lourenço, Minas, Campo Mourão, Santo André Intelli e Marreco. No caso do São Lourenço a situação é curiosa. Assim como classificar, o time corre o risco de rebaixamento.
No ranking da pontuação das últimas duas temporadas, o time catarinense está entre os últimos quatro, ao lado de Blumenau, Taubaté e Brasília, os dois últimos já rebaixados. Em situação semelhante estão Joaçaba, Assoeva e Esporte Futuro. Ainda que tenham chances de classificação, não podem descuidar da tabela em que contam os pontos da 1ª fase de 2023 e 2024.
Faltando 12 pontos a serem disputados, o equilíbrio tradicional da LNF deve se manter até os momentos finais, principalmente para quem brigará até o fim por classificação. Promessa de fartas emoções na próximas semanas.