Reportagem de: Fabricio Mello
A região do Alto Tietê deve receber, ao todo, 13 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. As vagas foram anunciadas no edital mais recente do programa e estão distribuídas entre seis cidades da região.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição priorizou áreas com maior vulnerabilidade social e menor presença de profissionais da saúde. Itaquaquecetuba, Salesópolis e Guararema vão receber um médico do programa; Santa Isabel e Suzano receberão três cada e Ferraz de Vasconcelos, quatro.
Ainda segundo a pasta, Arujá, Mogi das Cruzes, Poá e Biritiba Mirim não foram contemplados nessa etapa, “mas seguem com participação ativa no programa”. Em relação às vagas ativas, Mogi tem 33 profissionais vinculados ao Mais Médicos, Arujá tem 10 e Poá e Biritiba tem 4 cada.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a atuação dos novos profissionais deve facilitar o acesso a procedimentos de média e alta complexidade.
“A atuação integrada desses profissionais, pelo prontuário eletrônico e os fluxos que vão reduzir o tempo de espera do paciente, vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, destaca Padilha.