O São Paulo anunciou a criação da “SPFC University”, uma faculdade com foco no esporte. O clube realizou uma parceria com o Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) e a Universidade do Futebol.
Os cursos de graduação e pós-graduação serão híbridos, com aulas práticas no próprio Morumbis, estádio do São Paulo, e no CT de Cotia, onde ficam as categorias de base do clube.
Os alunos terão contato com funcionários do Tricolor, de acordo com a agenda do time e das demandas do clube.
Nutrição, fisioterapia, direito, marketing, negócios e análise de performance esportiva estão entre as disciplinas a serem oferecidas. A expectativa é de receber até 600 alunos, além de oferecer cursos livres.
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (18), o presidente Julio Casares comemorou a iniciativa, que foi descrita como “inédita no mundo do futebol”. O mandatário esteve ao lado de Chaim Zaher (presidente do Grupo SEB) e Heloisa Rios (CEO da Universidade do Futebol).
“Nós, são-paulinos, sabemos o quão é bom vibrar com gols, conquistas. Esse dia marca como verdadeiro gol de placa. Vamos inaugurar um momento diferente. A educação com a causa do esporte é um legado para as próximas gerações. Muitos falam que os profissionais do esporte têm que melhorar. E o São Paulo é vanguardista. Tem princípio, parceria. Esse estádio, que é palco de shows, futebol, será uma sala de aula”, disse Casares.
O presidente do São Paulo ressaltou o Morumbis como um estádio pioneiro e o relacionou com a nova universidade.
“É uma marca que agrega ousadia, sem dinheiro público (para a construção do Morumbis), e quitou. Temos uma história da diversidade, inclusão. E quando se fala nisso, não podemos deixar de falar em educação. O São Paulo marca um gol e contribui”, concluiu.
O processo seletivo começa em 18 de novembro de 2024. As vagas são limitadas, e as aulas iniciam em 24 de fevereiro de 2025.