A maior zebra das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal envolveu um time gaúcho. Atual campeão da competição, o Atlântico foi eliminado nesta segunda-feira (21) após perder em casa para o Santo André por 6 a 3.
O time precisava de uma vitória simples, pois havia empatado no jogo de ida por 4 a 4. Até mesmo o empate servia, se o jogo fosse para a prorrogação. Porém, o Galo esteve atrás do placar na maior parte do tempo e não evitou a desclassificação precoce.
Nas quartas de final, o Santo André enfrentará o Praia Clube. Agora, o Galo foca as suas atenções no Gauchão, na Série Ouro e na Copa RS. A ACBF, que também havia avançado para as oitavas de final,se classificou para a próxima fase. O adversário das quartas será o Jaraguá.
Nervosismo no início
O jogo começou com muita tensão. Primeiro com Richard, que deu uma cotovelada no adversário e levou o cartão amarelo. Depois, Luquinhas, do Santo André, e Willian, do Atlântico trocaram empurrões e também foram amarelados. Tudo isso, com 45 segundos de jogo.
O duelo seguiu bastante pegado e com muitas faltas. Em uma das cobranças, Xaropinho arriscou o chute de longe e abriu o placar para o Santo André, aos 2min48s. Os paulistas aproveitaram a instabilidade emocional do Galo para ampliar. Aos 6min55s, em uma cobrança de lateral pela esquerda, a bola foi invertida para Russo, que invadiu a área e encobriu o goleiro João Paulo para fazer 2 a 0.
A reação do Galo veio aos 7min45s, quando Deivão resolveu investir em jogada individual e chutou no ângulo para diminuir a diferença. Antes da metade da primeira etapa o Santo André cometeu a sexta falta e cedeu o tiro-livre para a equipe de Erechim. Pedrinho cobrou e o goleiro defendeu, impedindo o empate.
O Atlântico conseguiu chegar ao segundo gol depois que Vilela fez a jogada pela direita e chutou cruzado para Suelton, que só teve o trabalho de empurrar para o gol, aos 17min45s.
Instabilidade do Galo
A intensidade diminuiu no segundo tempo. A primeira boa oportunidade foi do Atlântico. Em cobrança de falta, Richard passou para Willian, que chutou e acertou a trave.
A situação do time gaúcho se complicou quando o Santo André teve um pênalti a seu favor. Israel cobrou e colocou os visitantes na frente de novo. O Galo buscou o empate aos 8min50s, quando Deivão chutou cruzado e Mancine acabou desviando contra o próprio gol: 3 a 3.
O Santo André voltou a passar a frente do placar depois que o goleiro João Paulo, do Atlântico, se arriscou no ataque. Os paulistas recuperaram a bola e Xaropinho chutou por cobertura e fez o gol. A vantagem dos paulistas aumentou aos 15, quando Xaropinho, de novo, chutou com força e contou com a falha de João Paulo para fazer 5 a 3.
Imediatamente após o gol, o Atlântico passou a jogar com goleiro-linha. Apesar disso, o Galo não se reencontrou e Suelton foi expulso. Com um jogador a menos, a equipe de Erechim sofreu o sexto gol, que foi marcado por Mendes, faltando 30 segundos para o fim.