Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), deu início nesta sexta-feira (13) aos anúncios dos secretários municipais que vão compor a sua gestão à frente da Prefeitura entre os anos de 2025 e 2028.
Os primeiros nomes confirmados foram o do jornalista Paulo Pavione Miyanishi, que seguirá no comando da Secretaria de Comunicação Pública; e o da professora e psicopedagoga Renata Priscila, que assumirá a Secretaria de Educação, sucedendo o atual titular, Leandro Bassini. Além disso, Pedro Ishi definiu também o advogado Afrânio Evaristo como chefe de Gabinete em Suzano, e anunciou a continuidade de Alex Santos como secretário municipal de Governo. Confira mais sobre eles a seguir:
Paulo Pavione (Comunicação)
Com 29 anos, Paulo Pavione é suzanense e formado em Jornalismo, com pós-graduação em “Comunicação Digital”, especialização em “Marketing Político” e capacitação em “Gestão de Mídias Sociais”, “Comunicação Pública” e “Videojornalismo: narrativas para as plataformas digitais”. Também é autor do livro “Até que a morte nos separe”, que trata do ciclo da violência doméstica contra as mulheres.
Atua como jornalista há 11 anos, com experiência como analista de mídias sociais, repórter de portal de notícias, editor de revistas e assessor de imprensa, tendo sua última atividade no Instituto Butantan, antes de se dedicar à Prefeitura de Suzano. Foi em 2017 que Pavione passou a integrar a Secretaria Municipal de Comunicação Pública, tendo assumido a pasta em 2022.
“Tenho uma gratidão imensa pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela primeira-dama Larissa Ashiuchi pela oportunidade que recebi anos atrás, afinal, faço parte de uma gestão histórica que mudou Suzano de patamar. Agora, com o futuro prefeito Pedro Ishi, tenho a convicção de que seguiremos no caminho certo com o mesmo comprometimento de sempre, tanto para agir e trazer avanços como para comunicar nosso trabalho aos moradores da cidade, principais beneficiados com as nossas conquistas”, disse Paulo Pavione.
O prefeito eleito comentou sobre a escolha de manter Pavione na equipe. “É preciso reconhecer seu empenho e seu trabalho em prol da cidade, trazendo novidades para a prefeitura, como a Central de Libras e o Projeto Colaboração. Sei da sua técnica e da sua capacitada e, juntos, seguiremos trabalhando por uma Suzano cada vez melhor”, afirmou Ishi.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a parceria de Pavione ao relembrar que o jornalista integra seu time desde o início de seu primeiro mandato, em 2017. “Falo por mim e pela minha esposa Larissa Ashiuchi, que, ao manter o Paulo Pavione, estaremos garantindo que o governo tenha um estilo de comunicação claro, veloz, eficaz e direto com a nossa população, algo que vem sendo um diferencial da nossa administração. Suzano seguirá com um futuro brilhante e na Comunicação Pública não será diferente”, disse Ashiuchi.
Renata Priscila (Educação)
Professora há 28 anos, Renata é formada em Gestão Pública e MBA em Gestão Educacional. Servidora pública na Prefeitura de Suzano desde 2005, a nova titular da Educação atuou em uma série de funções em sua área, incluindo auxiliar de sala, professora e coordenadora pedagógica, acumulando vivências como diretora da Escola Municipal Antônio Marques Figueira antes de tornar-se gestora estratégica.
A nova titular disse que, para ela, assumir a secretaria onde trabalha há quase duas décadas é uma verdadeira honra. “Minha maior satisfação ao atuar na Educação durante o governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi foi justamente poder contribuir com a minha cidade na área que mais amo, tendo a oportunidade de conhecer a rede a fundo e descobrir todo o seu potencial ao lado do professor Leandro Bassini, com quem aprendi muito nesse período. Em nome de todas as nossas equipes, reitero aqui o compromisso que temos com a entrega de um ensino público de qualidade, sempre com atenção aos pequenos e grandes aspectos, pois assim, seguirá evoluindo na nova gestão”, comentou.
Por sua vez, Pedro Ishi afirmou que a escolha de Renata partiu da confiança que a profissional nutre por todos ao seu redor. “Defini-la para ser a nossa secretária foi um consenso entre todos com quem pude falar do tema, incluindo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, pois todos identificamos que ela é uma mulher altamente capacitada, dotada de um forte espírito de liderança, que também se manifesta na busca pelo avanço em um setor fundamental para o nosso futuro. É um verdadeiro prazer contar com ela para a gestão. Tenho convicção de que o ensino suzanense seguirá caminhando com responsabilidade e qualidade”, disse ele.
Afrânio Evaristo (Gabinete)
Pós-graduado em Direito e Processo Eleitoral, o advogado também ocupou a titularidade da Secretaria de Segurança Cidadã de forma interina entre 2022 e 2024. Antes de buscar sua formação acadêmica, Afrânio Evaristo dedicou 14 anos de sua vida à Segurança Pública no governo estadual enquanto servidor. Após isso, chegou ao cargo de secretário parlamentar e assessor político nas esferas federal e estadual, trabalhando por mais de seis anos na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), antes de assumir a chefia de Gabinete em Suzano no início da gestão Rodrigo Ashiuchi, em 2017.
Segundo ele, atuar no apoio ao atual prefeito e ter a oportunidade de seguir nesta posição para o mandato de Pedro Ishi é uma honra. “Enquanto chefe de Gabinete ao longo dos dois mandatos do prefeito Rodrigo, pude acompanhar diretamente toda a evolução da cidade, sempre ajudando nas tratativas e monitorando os processos que envolveram, por exemplo, as entregas da Arena Suzano e da Marginal do Una e a reestruturação do Parque Max Feffer. Será um prazer seguir nesta função e colaborar com o crescimento do município”, comentou.
De acordo com Pedro Ishi, a manutenção de Afrânio Evaristo no cargo representa a continuidade de um importante trabalho de retaguarda para a sua gestão. “Dentro da administração municipal, um Gabinete eficiente, que age de forma integrada e complementar aos diversos setores do governo, pode fazer a diferença para agilizar uma série de processos e eu confio no Afrânio Evaristo para seguir cumprindo este papel como ele muito bem desempenhou ao longo da gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi”, afirmou.
Alex Santos (Governo)
Titular da pasta ao longo do segundo mandato de Rodrigo Ashiuchi na prefeitura, o empresário seguirá com o trabalho de intermediação entre a administração municipal, a população suzanense e as diferentes esferas do poder público.
Gestor de confiança do atual chefe do Executivo, Santos é formado em Gestão Pública, Ciências Políticas, Administração de Empresas e Práticas Jurídicas e Notariais, sendo ainda pós-graduado em Direitos Humanos e Deficiência em Espectro Autista. O secretário acumula ampla experiência no meio político, tendo participado de campanhas municipais e federais desde os 15 anos. Também foi um dos coordenadores da campanha de Rodrigo Ashiuchi para deputado estadual em 2014, colaborando também para a sua eleição como prefeito em 2016. Sua trajetória na Prefeitura de Suzano teve início em 2017, quando foi escolhido para o cargo de assessor estratégico do Gabinete, ocupando a função por três anos antes de assumir o Governo em novembro de 2020, posição que exerce desde então.
O secretário diz ser uma satisfação seguir no cargo. “Ao longo da gestão do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, pude colaborar grandemente para trazer investimentos de múltiplas naturezas, como a iniciativa privada por meio de grupos empresariais interessados em atuar no município, e do setor público, por meio dos governos estadual e federal. Por múltiplas vezes, representei a cidade em reuniões e tratativas ao lado de deputados, como o estadual André do Prado e o federal Marcio Alvino, em busca do progresso que Suzano sempre mereceu e, com o Pedro Ishi na prefeitura, prometo muita dedicação para que sigamos neste caminho de evolução”, constatou.