Projeção é que grupo político de Surfista contribua com mais de 70 mil votos nas eleições à majoritária em 2024, fortalecendo, assim, a chapa encabeçada pelo PL, a credenciando para o segundo turno
A corrida eleitoral pela Prefeitura de Guarulhos-SP ganhou mais um capítulo importante. Neste sábado (13/7), o vereador pelo segundo mandato Thiago Surfista (Novo) anunciou a retirada de sua pré-candidatura a prefeito da cidade para compor como vice na chapa de Lucas Sanches (PL).
A adesão do Novo à pré-candidatura bolsonarista em Guarulhos agrega mais de 30 mil votos da legenda testados nas urnas ao Poder Legislativo, em 2020, além dos mais de 40 mil votos que Surfista obteve, nas eleições de 2022, quando concorreu a deputado federal. A projeção é que o grupo político de Surfista contribua com mais de 70 mil votos nas eleições à majoritária em 2024, fortalecendo, assim, a chapa encabeçada pelo PL, a credenciando para o segundo turno.
A articulação política que garantiu a união entre Surfista e Sanches ocorreu na manhã deste sábado (13/7), durante reunião entre o deputado federal Marcio Alvino (PL-SP), e o coordenador do PL em Guarulhos, Carlos Santiago.
A retirada da pré-candidatura a prefeito de Surfista para compor como vice de Sanches também conta com o aval do presidente do Diretório Estadual do Novo em São Paulo, Ricardo Alves, e do presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
No entendimento de Sanches, a chegada de Surfista como vice em sua aliança representa importante consenso político entre o PL e o Novo quanto à união em torno de um projeto que ofereça desenvolvimento à Guarulhos e a retomada da ordem na cidade:
“O [Thiago] Surfista pensa da mesma forma que o nosso grupo. O objetivo que nos une é um só, mudar Guarulhos. Surfista conhece cada canto do município. Guarulhos é gigante, e os problemas que, hoje, afetam a cidade, também! A chegada dele (Surfista), sem dúvida, somará para essa transformação”.
Hora de união, não de divisão
Surfista, que está no segundo mandato de vereador, considera a decisão de se juntar ao PL, para o pleito de outubro de 2024, como importante “mudança de chave”:
“Fiquei muito feliz com o convite para ser vice na chapa do Lucas (Sanches). Temos muitos pontos em comum – seremos duas cabeças com o propósito único de fazer essa virada de chave. Guarulhos pede isso nas ruas: mudança e boa gestão. Agora, não era hora de dividir. É momento de nos unirmos, colocando a cidade em primeiro lugar. Por isso, estou muito feliz e certo que fiz a melhor escolha”.
Além do Novo, o Democracia Cristã (DC) já embarcou no projeto do PL de Guarulhos. Presidida por Ezio Balbino, a sigla conta com uma chapa de pré-candidatos a vereador com cerca de 40 mil votos – também testados nas eleições de 2020. O Partido da Mulher Brasileira (PMB) fecha, por ora, a aliança bolsonarista, com uma chapa de pré-candidatos a vereador que somam cerca de 20 mil.
Relacionado