Portugal venceu, esta sexta-feira, a anfitriã Andorra, por 7-2, no jogo que marcou o arranque da Ronda Principal de qualificação para o Campeonato da Europa 2026. No outro jogo do Grupo 7, os Países Baixos derrotaram a Macedónia do Norte, por 4-0. Na próxima quarta-feira, a Equipa das Quinas defronta os Países Baixos, na Póvoa de Varzim.
Quanto ao jogo, Pany foi o primeiro a ameaçar logo no minuto 1, com um remate rasteiro ao lado. Pouco depois, aos 3’, remate de Erick após jogada pela direita. Portugal ia tentanto o golo inaugural, mas Xavier López revelava inspiração. Pelos 5’, contra-ataque andorrano e Roc Torres Domenjo faz o golo, após recarga.
Portugal estava empenhado em import o seu jogo, sendo que Andorra estava apostada em defender baixo e em transitar rápido, em busca de aproveitar algum erro luso. André Coelho, com dois remates, e Lúcio, com uma jogada individual pela esquerda ameaçaram. Logo depois, Lúcio Rocha empatou a partida aos 7’, aproveitando uma defesa do guardião adversário para o lado. Aos 9’, Afonso dispôs de uma excelente oportunidade, mas o toque subtil do fixo/ala saiu ao lado.
Portugal ia criando muito perigo, mas Xavier López estava inspirado. O domínio luso era absoluto, mas a faltava melhor definição no último terço. João Matos e Erick estiveram perto de operar a reviravolta. Andorra só conseguia chegar perto da baliza de Edu por intermédio das bolas paradas. Aos 15’, jogada de insistência de Tiago Brito, Xavi López tem uma má saída da baliza e Neves, na recarga, faz o 2-1. Dois minutos volvidos, roubo de bola de Afonso, progressão com bola e remate para defesa muito apertada do guarda-redes andorrano. A fechar a primeira parte, jogada individual de Lúcio pela direita, remate ao lado.
A segunda metade do encontro começou com dois remates de Erick de primeira, no seguimento de boals paradas. O domínio luso manteve-se e as ocasiões iam chegando. Silvestre, aos 24′, fletiu para o meio e disparou para o 3-1. Pouco depois, aos 25′, Andorra teve um contra-ataque e Adriá Blat fez o 3-2. Aos 27′, Lúcio Rocha desequilibra pela esquerda e serve Kutchy ao segundo poste, mas o lance é anulado por um andorrano. Pelos 29′, Lúcio Rocha bisa e coloca Portugal em vantagem por 4-2.
Portugal ia desequilibrando muito e só a inspiração de Xavi López impedia números mais volumosos. Aos 30′, lance genial de Kutchy ao poste. Pontapé de linha lateral, o ala remate de calcanhar ao poste. As oportunidades surgiram e Lúcio Rocha viria a fazer o seu terceiro golo, após mais uma boa jogada coletiva.
Roc Torres, aos 35′, testou a atenção de Edu. Já Hugo Neves bisou, a quatro minutos do fim do período, fazendo o sexto da equipa lusitana, com a seleção ainda a ter tempo de festejar novamente, aos 38′, por intermédio de Kutchy, fixando o marcador no 7-2.