A convocatória final de Portugal para o Campeonato do Mundo do Uzbequistão 2024 foi nesta quinta-feira divulgada. A Seleção Nacional de Futsal trabalhou durante um mês em Rio Maior em Viseu, tendo defrontado Angola, Uzbequistão, Cuba, Costa Rica, Ucrânia e Paraguai (em duas ocasiões).
Depois de uma folga nesta sexta-feira, a Equipe das Quinas volta a concentrar-se neste sábado (7 de setembro), em Oeiras, para a derradeira etapa de preparação. Estão agendados quatro treinos no Pavilhão dos Leões de Salvo antes da viagem para o Uzbequistão, que está agendada para terça-feira, 10 de setembro.
Recorde-se que a Equipe das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase. O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
Eis a lista de convocados:
Goleiros: Edu (El Pozo Múrcia) e André Correia (SL Benfica)
Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (SL Benfica)
Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Kutchy (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM)
Universal: Erick (FC Barcelona)
Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM)
Pivô: Zicky (Sporting CP)
Jorge Braz, Selecionador Nacional, mostrou-se muito satisfeito com a preparação da equipa neste período:
“Este mês foi fantástico. Do ponto de vista do compromisso, companheirismo e do comportamento de equipa foi tudo excelente. Mais do que satisfeito, saio daqui com confiança, ambição e de coração cheio. Nos momentos difíceis, todos puxaram uns pelos outros. Este mês – 5 de agosto a 5 de setembro – foi muito duro, mas com uma resposta brutal, individual e coletivamente. Vamos com estes 14 até ao fim do Mundo, com o Pauleta e o Bernardo Paçó sempre presentes”