Reportagem de: O Diário
A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (9), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, uma operação que flagrou a prática de furto de energia em uma fábrica de utensílios domésticos de alumínio no bairro Jardim Itapuã, em Itaquaquecetuba.
No local, os técnicos da EDP identificaram o desvio na energia. A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de mais de R$ 30 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.
O proprietário do estabelecimento deve responder pelo crime de furto de energia, e, além do processo criminal, irá arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Em nota, a EDP reforçou sobre os riscos das fraudes de energia, “que muitas vezes são realizadas de forma amadora, sem condições mínimas de segurança, colocando em risco quem pratica a ação e todo o entorno”.
“Além disso, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta ou intermitência do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia. A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, com a técnica e os equipamentos de segurança necessários.”
A EDP orienta, ainda, que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:
- Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento: 0800 721 0123
Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.