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Pilotos de F1 não entendem por que Verstappen não foi punido no GP dos EUA

Os pilotos de Fórmula 1 estão buscando esclarecimentos sobre o motivo pelo qual Max Verstappen, da Red Bull, não foi penalizado por uma atitude polêmica durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no domingo (20), em Austin, Texas.

Faltando quatro voltas para o fim, Lando Norris, da McLaren, saiu da pista para passar Verstappen, e recebeu uma penalidade de cinco segundos. Verstappen, que também saiu da pista, não foi penalizado por empurrar Norris para fora.

Verstappen estava certo como o carro defensor e não precisou dar espaço para Norris passar, de acordo com as diretrizes atuais dos padrões de corrida.

No entanto, embora os comissários de corrida parecessem interpretar as regras corretamente, vários pilotos de F1 expressaram suas preocupações ao Motorsport.com sobre “a prática de pilotos poderem avançar por dentro sem se importar se conseguirão ou não fazer a curva, contanto que estejam à frente de seus rivais no ápice”.

Pilotos exigem explicações

O heptacampeão de F1 Lewis Hamilton chamou isso de “área cinzenta”.

“Eles provavelmente precisam fazer alguns ajustes com certeza”, disse o piloto da Mercedes sobre a FIA. “Também temos inconsistências por meio de decisões, dependendo de quais comissários estão lá. E como esporte, precisamos nos nivelar em todas as áreas. Eu experimentei isso muitas vezes com Max. Você não deveria ser capaz de simplesmente lançar o carro para dentro e então sair e ainda manter a posição”, disse o britânico.

George Russell, companheiro de equipe de Hamilton, disse acreditar que Verstappen estava “explorando uma brecha” e deveria ter sido penalizado.

Perseguindo um quarto título mundial consecutivo, Verstappen terminou em terceiro em Austin para manter sua liderança na classificação de pilotos com cinco corridas restantes. Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, protagonizaram uma dobradinha, assumindo o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.

Lando Norris ficou em quarto.

Sainz disse que quer que a FIA defina os limites do comportamento agressivo de um veículo de defesa.

“Isso muda a maneira como corremos”, disse Sainz. “Isso significa que o cara que defende por dentro pode frear o quanto quiser e pode fingir que você está tentando atingir o ápice quando talvez não esteja […] isso precisa ser esclarecido porque, nesse caso, ambos foram culpados: Max por correr aberto e Lando por ganhar uma posição fora da pista. É por isso que esse cenário específico é muito complicado de decidir”.

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