Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Usuários da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentaram atrasos e superlotação nesta quarta-feira (9), devido a circulação dos trens ser somente em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba. A medida, que afeta toda a operação comercial, foi adotada devido a uma inspeção estrutural em uma ponte ferroviária construída em 1907, localizada em Suzano.
Beatriz Pereira, tabeliã e estudante de Engenharia Civil, que utiliza a CPTM todos os dias, relatou ao O Diário que, apesar do aviso prévio sobre a mudança na operação, ainda há confusão por parte dos usuários. “Houve colega meu de trabalho que se atrasou e não percebeu que o trem só iria até Suzano, o que fez o trem já ir voltando no sentido Luz, e quando ele percebeu, já estava em Guaianases”, contou.
Ela também comentou sobre o impacto da alteração no planejamento dos passageiros. “É uma mudança principalmente para tentar evitar algum prejuízo maior relacionado à ponte, mas não houve tempo suficiente para quem precisa desse meio de transporte conseguir se planejar a tempo para não ter algum problema, principalmente por causa do tempo de espera de um trem para outro”.
Outra passageira, que não quis se identificar, afirmou que a situação está complicada para quem depende do transporte ferroviário. “Peguei o trem em Mogi hoje às 4h, e agora na volta está novamente esse caos. Trens cheios e plataformas lotadas.”
O assunto também repercutiu nas redes sociais, onde passageiros da companhia reclamaram da mudança e afirmaram que a Linha 11-Coral “enfrentará os piores dias”. Veja algumas publicações:
Valeu @tarcisiogdf! O Mogiano agradece. O que era ruim ficou 2x pior. Obra em horário de pico. Genial.
— Caio Sens (@CaioSens) April 9, 2025
A CPTM faz manutenção todo fim de semana pra fazer o trabalhador passar persegue em horário comercial.
— MarliCaetanoIntergaláctica5aconta (@ninalopes1109) April 9, 2025
Linha 11 coral caótica, concedida à iniciativa privada, serviço cada vez mais sucateado mas o proletário ta lá votando no cara que prometeu fazer tudo isso. #cptm #linha11coral
— Tia May (@araujo_may) April 9, 2025
Entenda como está funcionando a operação
A CPTM informou, em nota à imprensa, que os trens estão operando somente até a Estação Suzano, tanto os que saem de Estudantes quanto os que vêm da Luz, utilizando a estratégia de “loop”.
Durante os horários de pico da manhã e da tarde (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os passageiros contam com viagens entre as estações Luz e Suzano com intervalos médios de 7 minutos. Também seguem as viagens já previstas no trecho Luz-Guaianases (loop interno), com intervalos médios de 3,5 minutos. As viagens entre Suzano e Estudantes têm intervalos médios de 22 minutos.
Para auxiliar os passageiros nesse período, a CPTM também implantou um loop interno entre as estações Jundiapeba e Estudantes, com intervalo médio de 11 minutos.
Os usuários que precisam seguir viagem devem desembarcar em Suzano. Quem vai no sentido Luz deve embarcar na plataforma 1. Já quem segue para Estudantes deve embarcar na plataforma 3.
Das 9h às 16h, os trens entre Luz e Suzano circulam com intervalo médio de 11 minutos, enquanto o trecho Luz-Guaianases tem intervalo de 5,5 minutos. As viagens entre Suzano e Estudantes continuam com intervalo de 22 minutos ao longo de todo o dia.
Das 21h até o fim da operação comercial em dias úteis — e aos sábados, das 10h às 20h —, o loop entre Luz e Guaianases é suspenso, permanecendo apenas os trechos Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente. Segundo a CPTM, a estratégia visa garantir maior fluidez no trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha.
Sistema Paese
Para reforçar o atendimento, foi ativado o sistema Paese no trecho entre Jundiapeba e Suzano durante os horários de pico da manhã (5h às 9h) e da tarde (16h às 20h), em dias úteis. Para embarcar, os passageiros recebem senhas nas estações. Com isso, é possível retornar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.
Privatização das linhas
No dia 28 de março, a empresa Comporte Participações S/A venceu o leilão de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A companhia assumirá a operação e a gestão dessas linhas pelos próximos 25 anos.
A Comporte ofereceu um desconto de 2,57% sobre as contraprestações que o Estado deve pagar, enquanto a proposta da CCR foi de 1,45%. Como a diferença entre as propostas ultrapassou 20%, não houve possibilidade de novos lances. O contrato prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões.