O Palmeiras seguiu sua estratégia jurídica e acionou o STJD pedindo um efeito suspensivo para o volante Zé Rafael, nesta segunda-feira (16).
Além disso, o clube paulista ainda solicitou uma redução de pena para o atleta.
O jogador está punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com quatro jogos de suspensão por ter se envolvido em uma briga com Rodrigo Nestor no clássico contra o São Paulo, no dia 18 de agosto.
Até a última semana, porém, o Verdão havia decidido não pedir o efeito suspensivo para o jogador, entendendo que, se ele cumprisse mais um jogo da pena, a chance de reduzir a punição seria maior.
No jogo da 23ª rodada, Zé Rafael e Rodrigo Nestor protagonizaram confusão nos túneis do Allianz Parque. O árbitro Raphael Claus analisou as imagens no VAR e expulsou ambos.
Como já foi ausência na partida seguinte — contra o Cuiabá — pela suspensão automática ocasionada através do cartão vermelho no clássico, Zé Rafael teria mais três jogos para cumprir, segundo a sentença. O segundo jogo de suspensão, na goleada de 5 a 0 sobre o Criciúma, também foi cumprido.
A expectativa do time paulista agora é da reversão da pena para o volante ter condições de participar dos confrontos contra Vasco e Atlético-MG, na 27ª e 28ª rodada, respectivamente.