Reportagem de: Vitor Gianluca
Em “Operação Psicose”, a Prefeitura de Itaquaquecetuba prendeu dois homens e mais de 3 mil porções de droga. A ação teve início na quinta-feira (1) e foi realizada em 15 bairros do município, sendo finalizada nesta quarta-feira (7).
A operação visava o combate a incidência de furtos, roubos e o tráfico de drogas em locais onde há circulação de usuários das drogas e, consequentemente, a venda ilícita dos entorpecentes. “O nome foi escolhido com base na reação que o uso das substâncias desencadeia. A psicose é um quadro que pode causar alucinações, sensação de perseguição e agressividade”, afirmou a prefeitura em nota.
As ações foram executadas ao longo de seis dias pela Guarda Civil Municipal (GCM) em conjunto com a polícia. Segundo a prefeitura, os agentes executaram patrulhas em 15 bairros de Itaquá, são eles, Jardim Odete, Maragogipe, Residencial Flamboyant, Jardim Nascente, Jardim Amazonas, Pedreira, Jardim Miray, Vila Virgínia, Marengo, Quinta da Boa Vista, Jardim Luciana, Pequeno Coração, Residencial Califórnia, Chácara Cuiabá e Terra Prometida.
Durante o período, foram apreendidos 1.128 pedras de crack, 875 porções de cocaína, 530 pinos de drogas k, 515 porções de maconha, 81 tubos de skank e 23 unidades de haxixe, totalizando 3.152 unidades de entorpecentes. A prefeitura de Itaquá também divulgou que além dos dois homens detidos, um aparelho celular foi apreendido, uma réplica arma de fogo, dois rádios comunicadores e R$ 1.136 em notas trocadas.