Qual será o próximo passo da carreira de Neymar? Com contrato até junho de 2025 com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o futuro do brasileiro já desperta emoções em muitos torcedores, que sonham em ver o craque defendendo seus clubes de coração. No caso do Flamengo, o próprio atacante alimentou essa esperança nos últimos anos.
A partir de 2016, Neymar foi questionado sobre a possibilidade de um dia vestir a camisa do clube carioca e deu declarações fortes, que empolgaram os flamenguistas.
Mesmo assim, o atacante também deixava claro que a prioridade em um possível retorno ao futebol brasileiro seria o Santos, clube que o revelou. Neste domingo (17), o presidente Marcelo Teixeira confirmou negociações com o estafe do jogador, ressaltando que o Peixe aguarda a resolução de Neymar com o Al-Hilal.
A troca de afetos
O flerte entre Neymar e Flamengo já aconteceu em diversos momentos. Em 2016, por exemplo, o craque recebeu uma camisa rubro-negra quando treinou com a Seleção Brasileira no Ninho.
“Quem sabe, para mim seria uma grande honra jogar no Flamengo. No Maracanã, estar aqui todo dia… É um time, sim, que tenho vontade jogar”, disse Neymar em dezembro de 2016, após participar do Jogo das Estrelas, partida beneficente organizada por Zico.
“Eu sempre falei do Flamengo, né. Não sei, acho que foi pela torcida, que eu joguei contra uma vez. Acho que pelo clube, uma certa vontade de sentir como é ser jogador do Flamengo, jogar no Maracanã e tudo mais (…) Mas eu tenho um amor pelo Santos que é inexplicável, que, com certeza, quando voltar para o Brasil, passarei pelo Santos novamente”, respondeu Neymar, já em 2019, em entrevista ao Fox Sports.
O ano mágico do Flamengo também despertou o lado rubro-negro de Neymar, que revelou que torceu para o time carioca nas finais da Libertadores e do Mundial de Clubes. Em 2022, durante a participação em uma live com Diego Ribas, o atacante ficou empolgado com a comemoração do segundo gol de Gabriel Barbosa contra o River Plate, da Argentina.
“A final da Libertadores de vocês vi aqui em casa com dois amigos, torcendo pelo Flamengo, claro. Tinha um flamenguista fanático aqui. Faltando dois minutos, Gabriel acha o gol. No segundo gol, ficamos malucos e começamos a gritar. Falei: ‘Caraca, acho que sou flamenguista’ (risos). Jogávamos travesseiro para cima”, contou Neymar.
Visita recente ao Maracanã
O capítulo mais recente aconteceu em junho deste ano, quando Neymar, vestindo uma camisa de Gabigol, foi ao Maracanã acompanhar a partida entre Flamengo e Grêmio, pelo Brasileirão.
Após mostrar empolgação com o carinho da torcida, Neymar — que estava em recuperação de lesão naquele momento — foi ao vestiário do Flamengo e conversou com os jogadores do time.
Em entrevista para o canal do clube, manteve o discurso de que, sim, tem carinho pelo Flamengo, mas não deixou de citar o amor pelo Santos.
“Sempre falei isso. Óbvio que o Flamengo é o meu segundo time do coração, porque meu primeiro é o Santos. Com todo o respeito ao time que me criou e do qual sou fã desde pequeno, mas tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e óbvio que seria um prazer enorme se um dia eu pudesse jogar aqui. Não sei (se um dia jogará no Flamengo), isso só Deus sabe. Ainda tenho contrato no Al-Hilal, ainda estou por lá, mas não sei. O futuro ninguém sabe”, disse à FlaTV.
A posição da diretoria
O assunto, é claro, já chegou à diretoria do Flamengo em diversos momentos. A atual gestão de Rodolfo Landim, presidente do clube desde 2019, tem uma posição firme: afirma que seria ótimo ter um atleta como Neymar reforçando o elenco, mas destaca que os atuais vencimentos do jogador não são compatíveis com a realidade financeira do clube.
“Passo na rua, e as pessoas perguntam quando eu vou contratar o Neymar. Falo: ‘Pessoal, o Neymar ganha por mês mais do que duas folhas do Flamengo com tudo’. As pessoas não têm noção da magnitude das coisas, dos valores envolvidos. As informações extraoficiais são que ele ganha R$ 70 milhões por mês”, afirmou Landim, em julho, ao Charla Podcast.
“Acho que não tem relação estreitando. Sei onde você quer chegar com a pergunta. Qualquer jogador do tamanho dele seria sempre bem-vindo aqui, mas o Neymar tem contrato ainda longo onde ele está. Neste momento, é muita loucura pensar em uma contratação, até injusto a gente chegar e fazer qualquer brincadeira em relação a isso”, afirmou Marcos Braz, em junho de 2024.