A temporada 2024-25 da NBA alcançou um recorde: serão 125 jogadores estrangeiros participando da competição. A informação foi dada pela liga nesta terça-feira (22), com todos os 30 times tendo pelo menos um jogador nascido fora dos Estados Unidos.
Será o quarto ano consecutivo com pelo menos 120 jogadores internacionais incluídos em todos os times no início da temporada, disse a NBA.
O conjunto de talentos cada vez mais global da liga de primeira linha ficou em plena exibição nas Olimpíadas de Paris deste ano, e os jogadores no início desta temporada da NBA vêm de um recorde de 43 países, contra 40 no ano passado.
O Canadá, que conta com um time na liga, o Toronto Raptors, é o país mais representado fora dos EUA, com 21 jogadores, seguido pela França, Austrália, Alemanha e Sérvia.
Há 61 jogadores europeus, com nomes notáveis, incluindo o duas vezes MVP do Milwaukee Bucks, Giannis Antetokounmpo, da Grécia, o sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, três vezes MVP da liga, e Luka Doncic, o esloveno cinco vezes All-Star do Dallas Mavericks.
As equipes também incluem um recorde conjunto de 17 jogadores da África, com Joel Embiid, sete vezes All-Star do Philadelphia 76ers, entre os cinco jogadores recordes de Camarões.
(Reportagem de Amy Tennery em Nova York)