Em reunião com representantes dos 32 clubes classificados ao Mundial de Clubes, antes do sorteio dos grupos na semana passada, em Miami, a direção da Fifa informou que todo o lucro que obtiver na organização da competição será repassado aos participantes.
A federação internacional ainda negocia patrocínios, por isso não sabe qual será a receita total para a realização do torneio que será nos Estados Unidos, entre 14 de junho e 13 de julho de 2025, com as participações de Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense.
Os clubes da Uefa pedem uma fatia maior do bolo, com alegação de que atraem maior audiência global do que participantes de outros continentes. A Fifa, em um primeiro momento, rejeita fazer isso porque tem usado o discurso de que o Mundial de Clubes turbinado, com 32 participantes, ajudará no desenvolvimento do futebol em continentes nos quais ainda há carências, como África, Ásia e Oceania.
A entidade terá gastos altos na organização, como no aluguel e manutenção de centros de treinamento, preparação dos estádios, entre outros, por isso precisa saber com precisão o quanto receberá após acordos comerciais para subtrair os gastos e definir o valor que distribuirá.
Uma cota fixa por participação, de valor mínimo igual a todos, ainda está em pauta. O valor cogitado chegou a ser de 50 milhões de euros (R$ 320 milhões), mas nos Estados Unidos agora se fala em 50 milhões de dólares (R$ 300 milhões). Acumulando cotas por fases alcançadas, o campeão poderia receber um total de US$ 100 milhões (R$ 600 milhões).
A Fifa anunciou acordo com a DAZN, canal de streaming, como detentora exclusivo dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes. A empresa poderá revender esses direitos nos mercados locais e não haverá cobrança para ver os jogos dentro do aplicativo.
A imprensa europeia tem publicado que o valor do acordo beira 1 bilhão de dólares (R$ 6 bilhões) e que pode ter investimento da Arábia Saudita, hoje um importante parceiro comercial da Fifa e que nesta semana foi confirmada como sede da Copa do Mundo de seleções de 2034.
Já foram fechados acordos comerciais com algumas empresas como a chinesa Hisense, de eletrônicos, o Bank Of America e com a AB Inbev, de bebidas, que terá as marcas oficiais de cerveja da competição.
O sorteio
O Botafogo terá pela frente PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. O Flamengo vai enfrentar Espérance, Chelsea e León.
O Fluminense caiu no mesmo grupo de Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns. Já o Palmeiras encara Porto, Al-Ahly e Inter Miami.
Os quatro brasileiros se classificaram como os últimos campeões da Libertadores, de 2021 a 2024. Os argentinos River Plate e Boca Juniors entraram via ranking criado pela Fifa com o desempenho no torneio sul-americano nos quatro últimos anos.