O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, será o chefe de delegação da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (23) na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
“O Mauro Carmélio tem toda uma história com o futsal brasileiro. Desejo todo o sucesso para o seu trabalho nesta Copa do Mundo, que vamos lutar para conquistar a sexta estrela”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
A Copa do Mundo será aberta no dia 14 de setembro no Uzbequistão. O Brasil foi campeão cinco vezes do Mundial da FIFA, nos anos de 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
“Recebi com muita felicidade o convite do presidente Ednaldo. Obrigado pelo carinho e confiança. Acompanho a Seleção de Futsal desde que retornou para CBF e estou vendo um grupo de campeões, de vencedores. Não tenho dúvida que esta gana de vencedor que eles têm será traduzido nesta Copa do Mundo. Estou feliz por estar dentro de uma geração que fará história no Futsal mundial”, disse o presidente da Federação Cearense de Futebol.
Mauro Carmélio nasceu em Fortaleza (CE) e desde pequeno tem ligação com o esporte. O atual presidente da FCF já foi gandula e chegou a jogar futebol nas categorias de base. Além disso, foi chefe de delegação das Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-20 nas Copas do Mundo em 2014 e 2015, da Seleção Principal Feminina no Torneio Internacional Uber de Seleções Femininas em 2019 e da equipe Feminina Sub-20 em 2018.
A equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier está concentrada desde o dia 11 de agosto, quando iniciou a preparação para a competição. A primeira etapa dos treinos aconteceu em Teresópolis (RJ), até o dia 15 de agosto. Na sequência, os atletas e a comissão técnica seguiram para Nova Friburgo, também no Rio de Janeiro, onde ficaram instalados até a última quinta-feira (22). A partir desta sexta (23), permanece na Cidade Maravilhosa, onde finaliza os treinos. O Brasil embarca para o Uzbequistão no dia 2 de setembro.
Já na sede da Copa do Mundo, a Seleção joga dois amistosos com os donos da casa, nos dias 6 e 8 de setembro. A estreia no Mundial será no dia 14 de setembro (sábado), às 9h30 (de Brasília), contra Cuba.