Por Juliam Nazaré
• Francisco Beltrão | PR
Os números da partida entre Marreco e Santo André (SP), terça-feira, 9, pela 14ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), comprovam que o Verde-preto criou oportunidades e produziu mais que o adversário em quadra, mas não foi eficiente. Como resultado, nova derrota, desta vez por 4×2. O Marreco finalizou 35 vezes contra 17 dos visitantes. Nos chutes ao gol, 16×9 para os beltronenses, que também tiveram mais posse de bola: 62% ante 38%.
Além de ficar na situação mais crítica nesta temporada do campeonato e de ter atraído mais um concorrente para a reta final, a equipe comandada por João Carlos Barbosa, o “Banana”, completou seis jogos sem triunfar. A última vitória foi em 4 de junho, ou seja, há mais de um mês: 5×1 sobre o Mangueirinha, no Arrudão, pelo Campeonato Paranaense.
Para Canhoto, capitão e autor do primeiro gol verde-preto na partida de terça, o Marreco caiu de produção porque tem sido displicente na marcação. “A gente lamenta essa derrota. Sabemos que o Santo André vem crescendo e a gente, ao contrário, decaindo nas últimas partidas. Já vínhamos conversando que precisávamos vir com o alerta ligado e agora ainda mais. Principalmente dentro de casa deixamos a desejar. Precisamos voltar a ter aquele ímpeto, principalmente de marcação, do início do ano. Acabamos perdendo isso no decorrer do campeonato. Criamos bastante, mas em todos os jogos o diferencial era a marcação. Não tomávamos tantos gols e isso tá pesando pras nossas derrotas.”
Com 17 pontos, o Marreco está em 15º lugar, agora somente com dois pontos a mais em relação ao primeiro time fora da zona de classificação, Esporte Futuro Toledo. O Santo André, que passou boa parte do torneio brigando pelas últimas posições, subiu para 16º, com 16 pontos. O próximo compromisso beltronense será domingo, 14, às 11h, em Santa Catarina, diante do vice-líder Jaraguá. Restam nove rodadas para o fim da primeira fase.