O Brasil estreia no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira (8) com Maria Clara Pacheco e Edival Pontes, o Netinho, nas categorias até 57kg e até 68kg, respectivamente.
Os dois começam nas oitavas de final. Maria Clara Pacheco enfrenta a australiana Stacey Hymer às 4h58 (horário de Brasília). Já Netinho encara Zaid Kareem, da Jordânia, às 6h48 (horário de Brasília). Caso avancem, as quartas, semis, disputa pelo bronze e final acontecem também nesta quinta-feira (8).
Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de bronze no Mundial de Baku, no Azerbeijão, em 2023. Além disso, também foi prata no Pan de Santiago. Edival Pontes foi vice-campeão mundial na categoria até 74kg, mas ela não faz parte do programa olímpico. Na categoria até 68kg, em que disputa a Olimpíada, é o oitavo colocado no ranking.
Formato
O taekwondo olímpico é disputado em três rounds de dois minutos cada. Para vencer, o lutador precisa levar pelo menos dois dos três rounds ou nocautear o adversário, assim como no boxe olímpico.
Os atletas podem ser punidos se saírem da área de combate, evitarem o combate ou chutarem abaixo da cintura. Assim como no boxe e no judô, o taekwondo também concede duas medalhas de bronze. Além da tradicional disputa pelo bronze com aqueles que perdem as semifinais, os derrotados nas quartas de final se enfrentam em repescagens pelo bronze.
Agenda do taekwondo na Olimpíada de Paris (8/8)
- 4h58: oitavas de final, com Maria Clara Pacheco x Stacey Hymer. Onde assistir: SporTV e CazéTV
- 6h48: oitavas de final, com Edival Pontes x Zaid Kareem. Onde assistir: SporTV e CazéTV
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: