No último domingo (21), Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP da Hungria. Lando Norris e Lewis Hamilton completaram o pódio na corrida que marcou a 13ª etapa da competição.
Com o triunfo na Hungria, Piastri se tornou o primeiro vencedor de uma corrida de Fórmula 1 nascido no século 21. O australiano agora é o sétimo vencedor diferente nesta temporada, o maior número na era híbrida. A última vez em que houve mais foi em 2012, com oito vencedores distintos.
Esta é a 44ª vitória de um piloto da Austrália, ultrapassando a Itália e ocupando o sétimo lugar na tabela de países.
McLaren
A última dobradinha alcançada pela McLaren na Hungria foi em 1999, com Mika Hakkinen e David Coulthard. Além disso, esta foi a primeira dobradinha da equipe na F1 desde o GP da Itália de 2021, na vitória de Daniel Ricciardo com Norris em segundo lugar.
A última vez que dois pilotos da mesma equipe conquistam suas primeiras vitórias na mesma temporada foi em 2001, com Ralf Schumacher e Juan-Pablo Montoya pela Williams.
Conquista britânica
Lewis Hamilton, que terminou na terceira colocação, se tornou o primeiro piloto da história a alcançar 200 pódios na carreira, ultrapassando Michael Schumacher, que detém a marca de 155 pódios.
Este é o segundo pódio seguido do britânico, que venceu o GP da Inglaterra no início do mês. A última vez em que o piloto da Mercedes conquistou dois pódios consecutivos foi no GP da Espanha e do Canadá, em 2023.
Jejum de vitórias
Já Max Verstappen, que lidera a classificação de pilotos nesta temporada, cruzou a linha na quinta colocação. O contato do carro do holandês com Lewis Hamilton na Curva 1 foi sua segunda colisão em três eventos.
No GP da Áustria, Verstappen colidiu com Lando Norris enquanto lutava pela liderança.
O piloto emplacou uma sequência de três Grandes Prêmios sem vitórias. A última vez que o holandês passou tanto tempo sem vencer foi em 2021, após ver Hamilton vencer no Brasil, no Catar e na Arábia Saudita.
Veja o resultado do GP da Hungria
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Max Verstappen (RBR)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Sergio Pérez (RBR)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Daniel Ricciardo (RB)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Logan Sargeant (Williams)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Guanyu Zhou (Sauber)
Pierre Gasly (Alpine) – ABANDONOU A CORRIDA
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: