• Home
  • VOLEI
  • Maior campeão do Vôlei Master, Flavinho conquista 34º ouro em sua despedida

Maior campeão do Vôlei Master, Flavinho conquista 34º ouro em sua despedida

O maior vencedor da história do Vôlei Master se aposentou na terça-feira (19/11). E desafiando o ditado, cravou que a última impressão é a que fica. Em sua despedida da competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema, repetiu o que se acostumou a fazer ao longo da carreira: foi campeão. Não só uma, mas duas vezes. Nas duplas e no quarteto de praia. Aos 62 anos, Flavio Pitanga de Freitas, ou apenas Flavinho, chegou a 40 medalhas na história da competição, sendo 34 de ouro.   

“Comecei a jogar vôlei na escola, com 17 anos. No meu primeiro torneio na praia, aos 26, fui campeão. De lá para cá, foram 203 medalhas de ouro, contando apenas as duplas. Minha história em Saquarema começou com dois vice-campeonatos no indoor. Quando implementaram o vôlei de praia, fiz a migração. Desde então, foi só vitória. Lembro de uma edição em que joguei 48 jogos por seis categorias diferentes. Fui campeão em cinco e vice na outra. O Vôlei Master é a minha vida”, diz Flavinho, ouro nas Olimpíadas Master de 2013, na Itália, e de 2017, na Nova Zelândia. 

Emocionado e reflexivo, o multicampeão revela que esta foi sua última participação no Vôlei Master. “Todo mundo envelhece. Hoje, me despeço do Vôlei Master. Estou com 62 anos, moro em Vitória. São nove horas de viagem até Saquarema. Mas se alguém chegar perto de bater o meu recorde, eu volto. Não vou deixar ninguém me superar”, brinca Flavinho, antes de pegar sua bike e ir pedalar 100km, apenas um dia depois de retornar de Saquarema. “Não adianta. Eu não consigo ficar parado!”, finaliza Flavinho. 

VÔLEI MASTER 2024 

O evento master mais tradicional do voleibol brasileiro está de volta. A partir de sábado (16/11), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realiza o Vôlei Master 2024, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A 19ª edição da competição será classificatória para a segunda edição da Superliga Master, que acontece em 2025.  

Durante os oito dias de competições, mais de 2000 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 156 equipes em ação nas oito quadras indoor (1531 atletas), representando 14 estados brasileiros. Nas seis quadras de areia, 208 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas. Entre os inscritos, ídolos históricos do vôlei nacional, como Fernanda Venturini (bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996), Karin Rodrigues (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e Pará, campeão mundial de vôlei de praia em 1997.  

“O Vôlei Master é um dos eventos mais tradicionais do voleibol nacional. Mostra a paixão de brasileiros de todo o país pelo esporte, reúne grupos de amigos da vida inteira, e permite que fãs joguem ao lado de ídolos. Ficamos muito felizes de realizar mais uma edição do evento, com mais de dois mil participantes. O voleibol é excelência e competição, mas também é saúde, amizade, exemplo”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.   

Classificatório para a Superliga Master  

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a CBV criou a Superliga Master, que começou a ser disputada em 2024. O Vôlei Master deste ano classificará 33 equipes para a competição nacional: os três primeiros colocados da categoria 40+ feminino, os quatro primeiros colocados das categorias 45+, 50+ e 55+ feminino, 40+ e 50+ masculino, e os cinco primeiros colocados nas categorias 45+ e 55+ masculino.  

Categorias do Vôlei Master 2024  

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F/M) e 70+ (F/M)  

Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M). 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com gol nos acréscimos, Juventude empata com o Cuiabá pelo Brasileirão

Em um jogo emocionante válido pela 35ª rodada do Brasileiro, Juventude e Cuiabá empataram por…

Max Verstappen conquista tetracampeonato de Fórmula 1

Max Verstappen, da Red Bull, conquistou seu quarto título mundial de Fórmula 1 neste domingo…

Atlético-MG abre 2 a 0, cede empate ao São Paulo e chega a 9 jogos sem vencer

Em um jogo com um primeiro tempo frenético, São Paulo e Atlético-MG ficaram no empate…