Reportagem de: Fabricio Mello
Para viabilizar a conexão das futuras estações – como a de César de Souza – ao sistema de trilhos, as linhas de transporte de carga e transporte de passageiros serão segregadas. A informação foi confirmada pelo secretário executivo de Parcerias em Investimentos do Estado, André Isper, em uma audiência com o deputado Marcos Damásio (PL).
Segundo as informações divulgadas pela assessoria do parlamentar, o encontro aconteceu para promover uma melhor compreensão do projeto de concessão patrocinada das linhas 11, 12 e 13 da CPTM.
De acordo com Isper, já existe um convênio entre o Estado de São Paulo, a CPTM e a MRS Logística para discutir a segregação das linhas de transporte.
“Todas as linhas serão segregadas, não haverá mais concorrência entre CPTM e MRS, com exceção da estação Bras (SP), que ainda terá um pequeno trecho de uso comum. Avançaremos em agilidade, conforto e mais oferta de trens para a população em toda a linha 11”, garantiu.
Vale lembrar que, conforme apurado pelo O Diário, a formalização de um acordo com a MRS – que detém os direitos de exploração das vias permanentes – é essencial para a viabilização de futuras estações.
Em um primeiro momento, conforme o que está disponibilizado nos estudos operacionais e de engenharia realizados pelo governo, a proposta era de que a futura concessionária buscasse celebrar um convênio ou um acordo de cooperação técnica (ACT) para anuir o compartilhamento da linha de trem.
Ainda segundo as informações divulgadas por Damásio sobre a audiência, as obras devem começar a acontecer a partir de 2026, após a assinatura do contrato com a futura concessionária – que deve ser conhecida no segundo trimestre de 2025.