Durante a audiência pública de concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), realizada em Mogi das Cruzes na última sexta-feira (21), foi anunciado que a Linha 12-Safira deverá ser estendida da Estação Calmon Viana até a Estação Suzano, onde será feita a conexão com a Linha 11-Coral.
Além disso, a Linha 12-Safira contará com mais duas novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, que vão ser interligadas com a Linha 13-Jade.
Na ocasião, os representantes da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos anunciaram também que a Linha 11-Coral será estendida até Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes, com a construção de uma estação no distrito até o ano de 2030, além de mais três novas estações: Lajeado, Penha e Bom Retiro.
De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Augusto Almudin, com a concessão e a nova configuração do sistema de transporte ferroviário, a operação funcionará com maior fluidez. “No horário de pico, da manhã e da tarde, o intervalo médio entre os trens é de 5 minutos. Com a concessão e os investimentos, esse tempo passará a ser de apenas 3 minutos. Com isso, a população terá um nível de serviço igual ao metrô”, disse ele.
A concessão do Lote Alto Tietê, como está sendo denominada a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM, contará com investimentos que somam R$ 2,5 bilhões, segundo o Governo de SP.
Consulta pública
Pessoas físicas e jurídicas podem enviar sugestões sobre o projeto de concessão do Lote Alto Tietê. A consulta pública está aberta até o dia 18 de julho. Os documentos relevantes para a concessão, o regulamento e as formas de participação estão disponíveis por meio do data room, cujo acesso será concedido mediante pedido encaminhado ao e-mail consultapublica11.12.13@sp.gov.br, contendo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade do(a) solicitante.
As contribuições deverão ser feitas por escrito, obedecendo ao formulário-modelo disponível no regulamento, que está no site da SPI.