• Home
  • PRINCIPAL
  • Liga dos EUA vai testar árbitros robôs e planeja adotar tecnologia em 2026

Liga dos EUA vai testar árbitros robôs e planeja adotar tecnologia em 2026

A Major League Baseball (MLB) testará o uso de árbitros robôs como parte de um sistema de desafios durante os treinos de primavera do próximo ano, com o objetivo de implementar o sistema na temporada regular de 2026.

O sistema de desafios automatizado para bolas e strikes (ABS) será testado em 13 estádios que sediam 19 times em 2025 para permitir que os jogadores experimentem a nova tecnologia enquanto a liga determina a melhor forma de implementá-la, segundo o comissário da MLB, Rob Manfred.

“Acredito que teremos um teste do ABS na pré-temporada que proporcionará uma oportunidade significativa para todos os jogadores da Major League verem como será o sistema de desafios”, disse Manfred na quarta-feira durante as reuniões de proprietários da liga. “Não será em todos os estádios, mas temos um plano onde cada time terá uma exposição significativa a isso.”

Ele também disse que há conversas em andamento entre a MLB e a Associação dos Árbitros em relação à nova tecnologia, com seu acordo coletivo de trabalho previsto para expirar em 1º de dezembro deste ano, segundo a Associated Press.

“Temos uma obrigação de negociação coletiva. Isso é obviamente um termo e condição de emprego. Vamos ter que trabalhar essa questão também”, disse Manfred.

Embora Manfred tenha admitido que “estaria interessado” em implementar o sistema de desafios ABS para a temporada regular de 2026, o comissário acrescentou que a experiência dos jogadores com ele será fundamental para decidir quando será implementado.

“Depende de como o teste vai correr”, disse Manfred. “Da minha perspectiva, há dois lados nesse teste: o que os clubes pensam sobre isso e o que os jogadores pensam sobre isso? Vamos ter que analisar ambos.”

Com o novo sistema, árbitros humanos ainda marcarão bolas e strikes, mas as equipes terão um número limitado de desafios com os quais poderão apelar das decisões em campo. As equipes mantêm o desafio se forem bem-sucedidas.

A tecnologia ABS usa câmeras Hawk-Eye para rastrear a localização de cada arremesso em relação à zona de strike. O ABS tem sido usado na Triple-A – uma liga menor – desde 2022 em vários formatos e também foi usado pelo segundo ano consecutivo no MLB All-Star Futures Game em julho.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lens x Olympique de Marselha: horário e onde assistir ao jogo da Ligue 1

Lens e Olympique de Marselha entram em campo neste sábado (23), às 13h00 (de Brasília),…

Gabigol compartilha bastidores do título da Copa do Brasil

Gabigol compartilhou um vídeo exclusivo dos bastidores do último título conquistado pelo Flamengo, a Copa…

Empoli x Udinese: horário e onde assistir ao jogo da Serie A

Empoli e Udinese se enfrentam nesta segunda-feira (25), às 14h30 (horário de Brasília), em jogo…