Harry Kane e Kylian Mbappé foram premiados com o Troféu Gerd Muller, que é oferecido ao maior artilheiro da temporada. Entretanto, apenas o atacante do Bayern de Munique recebeu o prêmio, pois o francês, assim como todos jogadores do Real Madrid boicotaram o prêmio.
Vale ressaltar que Cristiano Ronaldo anotou 57 gols na última temporada totalizando seus números pela seleção de Portugal e pelo Al-Nassr. Contudo, a premiação contabiliza apenas gols feitos nas principais ligas europeias e, como o astro português atua no Campeonato Saudita, ele se torna inelegível para a disputa.
Robert Lewandowski foi o primeiro a conquistar a premiação, levando-a em 2021 e 2022 por seu alto número de gols no Bayern de Munique. Em 2023, Erling Haaland, com seu recorde de gols pelo Manchester City, ficou com o título.
Veja os maiores artilheiros da temporada 23/24 na Europa
- Harry Kane (Bayern/Inglaterra) – 52 gols
- Kilian Mbappé (PSG/França) – 52 gols
- Viktor Gyokeres (Sporting/Suécia) – 46 gols
- Erling Haaland (Manchester City – 45 gols
- Luuk de Jong (PSV) – 38 gols
Quem é o artilheiro inspirador do prêmio?
Gerd Müller, apelidado de “der Bomber der Nation”, leva o nome do troféu para essa categoria. O lendário artilheiro do Bayern de Munique e da seleção da Alemanha marcou época ao anotar 735 gols na sua carreira.