Programa especial com depoimentos marcantes e bastidores inéditos será exibido aos sábados durante o mês de maio na TV Diário
Reportagem de: Vitor Gianluca
No ar desde 1º de maio de 2000, a TV Diário não apenas registrou, como acompanhou de perto as transformações da região Alto Tietê. A área de cobertura da afiliada da Rede Globo é formada por dez cidades e que possuem uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. Agora, ao completar 25 anos de história, a emissora prepara um programa especial com depoimentos marcantes e bastidores inéditos deste século, exibidos aos sábados durante o mês de maio. A estreia será neste sábado, às 11h45.
E nesses 25 anos, é claro que emissora se transformou, assim como o Alto Tietê. O gerente de jornalismo, Dino Rodrigues, faz parte da equipe da TV desde agosto de 2001. Ele destaca a evolução técnica e editorial da TV ao longo dos anos. “Quando começamos, tínhamos apenas uma Unidade Móvel de Jornalismo (UMJ) para entrar ao vivo, e ainda assim com muitas limitações de sinal. Hoje, temos mobilidade, agilidade e um jornalismo que ganhou tempo de tela e credibilidade. Isso é reflexo do reconhecimento do nosso trabalho e da valorização do conteúdo regional”.
LEIA TAMBÉM: TV Diário celebra 25 anos com programas especiais que resgatam histórias e bastidores
Dino apresentou os jornais da casa por anos, e hoje se dedica na organização das equipes de jornalismo da TV Diário. Para ele, o crescimento do tempo dedicado aos telejornais — como o Bom Dia Diário, que passou de 8 para 25 minutos — é um reflexo direto do fortalecimento do jornalismo local. “Mostra que o público quer se ver na TV. Quer saber o que acontece no seu bairro, na sua cidade, com responsabilidade e profundidade”, diz.
Ele destaca também a singularidade cultural que encontrou no Alto Tietê, em comparação com outras regiões onde trabalhou. “No interior de São Paulo e no Rio Grande do Sul, percebia uma cultura mais homogênea, com modos de vida muito semelhantes entre as pessoas. Já o Alto Tietê é um verdadeiro mosaico, uma região metropolitana extremamente heterogênea, formada por diversas culturas e formas de viver”, afirmou. Para ele, esse pluralismo é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, um dos trunfos da emissora: “Mesmo com essa diversidade, o público se reconhece na programação, porque buscamos sempre uma abordagem múltipla, que valoriza e representa todas essas identidades locais”.
A TV Diário, segundo Dino, criou uma espécie de parceria com o telespectador. “Hoje, a população conta com a TV Diário no seu dia a dia. Estamos presentes nos mesmos perrengues que ela enfrenta — seja a rua esburacada, o preço da tarifa, as estradas precárias, os deslocamentos difíceis, a criminalidade ou os serviços de saúde”, afirma.
Segundo ele, essa proximidade criou uma relação de confiança, a ponto de moradores recorrerem à emissora diante de problemas cotidianos, como quem busca uma parceria. Essa presença constante também se reflete na cobertura política e eleitoral da emissora. “Já cobrimos várias eleições, e é nosso papel cobrar a continuidade das obras, a aplicação do dinheiro público, independentemente do governo da vez”, explica.
Dino lembra que cidades grandes como Guarulhos, com mais de 1,5 milhão de habitantes, não contam com uma emissora regional de TV aberta, o que reforça ainda mais a importância democrática da TV Diário.

O diretor de operações da TV Diário, Renato Cocenza, ressalta o compromisso da emissora com a população da região e destaca o processo de apuração da equipe. “A população da Alto Tietê vê no jornalismo da TV Diário um grande parceiro, um aliado de todos os seus problemas, do seu dia a dia. E isso só é possível porque o nosso jornalismo, ele é independente apartidário, apolítico e independente de quaisquer questões, ele segue a linha editorial do Grupo Globo. Então nós temos princípios, nós temos um jornalismo de responsabilidade, sério e profissional que checa a informação antes de publicar, que tem produção própria e checa a informação”, diz.
Especial de 25 anos da TV Diário
Responsável por apresentar o especial comemorativo, o jornalista e chefe de reportagem William Tanida também relembra a importância do canal na cobertura dos principais acontecimentos da região. “Eu sou motivado a desafios, e para mim está sendo um desafio gigantesco tentar sintetizar 25 anos de história. Diariamente, eu me sinto como se tivesse montando um quebra-cabeça gigante de 10 mil peças em um tempo muito curto. Mas estamos contando a história de forma linear, numa linguagem de fácil compreensão, pra mostrar a importância de uma TV regional como a TV Diário”, afirma Tanida.

Além de apresentar o Bom Dia Diário no início do dia, Tanida tem coordenado a equipe do especial da TV Diário, que iniciou as gravações há cerca de dois meses. Ele cita o aprendizado dessa nova produção especial. “Cada dia é um aprendizado. Produzir esse programa de 25 anos é um aprendizado gigantesco pra mim. Apesar de eu ter feito o especial de 20 anos, a 5 anos. Esse de 25 é como se eu não tivesse essa experiência do especial de 20. Para mim, parece que é tudo novo, entendeu? Então, assim, é um desafio diário montar esse quebra-cabeças. De 25 anos de acontecimentos, de crescimento, de desenvolvimento da TV regional que é a TV Diário“, comenta.

Gravado nos estúdios da emissora e em locações históricas, o especial traz entrevistas com profissionais que marcaram as últimas décadas e relembra reportagens emblemáticas, como a cobertura do atentado à escola Raul Brasil, a Festa do Divino e o caso dos skinheads. Ele também destacou a força cultural da região. “Essa democracia cultural é um reflexo do Brasil. Uma multicultura concentrada numa região só. A cultura japonesa, a árabe, a europeia, o pessoal do campo, as indústrias… Tudo muito presente. Hoje tenho orgulho de fazer parte disso e de mostrar a potência que é essa região.”
Tanida nasceu em São Paulo e viveu por muitos anos no Rio de Janeiro, porém afirma que encontrou no Alto Tietê seu verdadeiro lar. “Eu cresci aqui, montei família aqui. O Alto Tietê pra mim é tudo”.
Estreia do especial
A expectativa para o especial de 25 anos da TV Diário é das maiores, após meses de trabalho intenso na produção do projeto. A proposta é prestar uma homenagem à principal aliada da emissora: a população do Alto Tietê. “Não houve nenhum grande acontecimento marcante nesses últimos 25 anos que não tenha passado pela TV Diário”, afirma Renato Cocenza. Com esse espírito, o especial busca fazer um resgate afetivo e histórico, contando a trajetória da região por meio das histórias do seu povo. “A TV nada mais é do que uma grande contadora de histórias, e o público vai se reconhecer em cada episódio”, completa. Serão quatro capítulos que prometem emocionar e refletir a identidade coletiva de quem vive, trabalha e constrói diariamente o Alto Tietê.
O programa especial com depoimentos marcantes e bastidores inéditos, exibidos aos sábados durante o mês de maio. A estreia é neste dia 3, às 11h45, na TV Diário.