Na estreia do grupo 2 da “segunda divisão” da Nations League, a Inglaterra venceu a Irlanda por 2 a 0, neste sábado (7), no Aviva Stadium, em Dublin.
O English Team foi comandado pelo técnico interino Lee Carsley, já que a federação ainda não contratou um técnico para substituir Gareth Southgate, que deixou a seleção após a derrota na final da Eurocopa 2024.
A curiosidade da partida ficou pelo fato de que os autores dos gols ingleses já atuaram pela seleção irlandesa: o volante Declan Rice e o meia Jack Grealish.
Rice chegou a estrear pela seleção principal
O caso mais notório é o de Rice, do Arsenal, que abriu o placar na partida da Nations League e ainda deu a assistência para o gol de Grealish.
Nascido na Inglaterra, ele tem avós irlandeses e chegou a fazer três jogos pelo time principal da Irlanda, mas “virou a casaca” com o aval da Fifa — por serem partidas amistosas — em fevereiro de 2019.
Desde então, Rice jogou cerca de 60 partidas pelo English Team e marcou quatro gols.
Grealish só atuou pelas categorias de base
O caso de Grealish, do Manchester City, foi menos dramático. Ele fez toda a base internacional em seleções irlandesas e chegou a ganhar prêmios da federação, mas nunca aceitou uma convocação para o time principal.
Ele anunciou oficialmente que jogaria pela Inglaterra em setembro de 2015, quando ainda atuava pelo Aston Villa. Grealish tem 37 jogos e quatro gols pelo English Team.
Próximos jogos
A Inglaterra volta a campo na terça-feira (10) contra a Finlândia, em Wembley, pela segunda rodada do grupo 2. A bola rola às 15h45 (de Brasília).
No mesmo dia e horário, a Irlanda encara a Grécia, mais uma vez como mandante.