O ex-zagueiro Gerard Piqué voltou a fazer críticas sobre o atual modelo de futebol no mundo. Em evento realizado em Londres para executivos do mercado de esportes, o espanhol propôs uma alternativa para diminuir o calendário de jogos.
“Acho que o número de jogos deveria ser reduzido. Deveríamos ligar para todas as ligas e dizer que, em vez de 20 equipes, as competições deveriam ser realizadas com apenas 16 clubes”, afirmou.
A Champions League estreou, neste ano, o novo formato com a presença de 36 jogos. O calendário ainda terá o novo Mundial de Clubes da Fifa, com 32 equipes. Com os torneios, o número de jogos aumentará para os times.
Entre as cinco principais ligas da Europa, a Bundesliga e a League 1 têm 18 times cada. Já na LALIGA, Premier League e Serie A, a disputa é entre 20 clubes.
Piqué também citou as reclamações de jogadores: “Há muitos jogos e agora vemos que os jogadores gritam: ‘Estamos lesionados’. Há jogos a cada três dias e não há tempo para descanso no verão”.
“Eu entendo que querem gerar mais renda, mas acho que poderia ser muito melhor ter menos jogos, mas mais experiências “premium” e exclusivas. Seria mais fácil entreter o público, e os jogadores teriam menos jogos”, completou.
O ex-jogador do Barcelona voltou a defender a redução do tempo das partidas e que o futebol concorre com o Tik Tok.
““Uma das razões pelas quais criamos a Kings League foi porque vi meus filhos assistindo a um jogo de futebol. Após dez minutos, eles estavam no celular e no tablet, assistindo a outras coisas ao mesmo tempo. O futebol de 90 minutos não é tão emocionante quanto antes, e precisamos competir com plataformas como Netflix, Amazon, YouTube e TikTok”, explicou.
O espanhol é um dos criadores da Kings World Cup, torneio da modalidade chamada fut7, futebol society com sete atletas em cada time. O campeonato conta com presenças de ex-jogadores, streamers, influenciadores e celebridades.
Em março deste ano, ele já havia dito que achava que o tempo dos jogos de futebol precisa ser reduzido.