Reportagem de: Fabricio Mello
O Governo do Estado de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (24/10), a modelagem final e autorizou a publicação do edital que prevê a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A expectativa, de acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos, é que a concessão traga R$ 13,3 bilhões em investimentos no prazo de 25 anos.
A reunião em que a publicação foi autorizada contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), e do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. O projeto de concessão das linhas do chamado Lote Alto Tietê prevê, ainda, a construção e reforma de estações de trem na região. Entre elas, está a construção da estação em César de Souza, distrito de Mogi das Cruzes, e a expansão da Linha 12-Safira até Suzano. A iniciativa também mira a extinção das passagens de nível em toda a região.
Benini, inclusive, esteve em Suzano na última quarta-feira (24/10) para debater o projeto de concessão junto ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL). Na ocasião, foram destacados investimentos na casa de R$ 467 milhões visando a extensão da Linha 12-Safira até Suzano que, atualmente, circula apenas entre as estações Calmon Viana, em Poá; e Brás, na capital paulista, além de outras melhorias no transporte ferroviário.
LEIA TAMBÉM
Além da extensão, o convênio prevê a reconstrução de duas passarelas em Suzano – uma na Vila Maria de Maggi e outra no Jardim Miriam – e a readequação da Avenida Brasil, que acompanha a via ferroviária ao longo de toda a extensão.
Concessão na prática
Para a Linha 12-Safira da CPTM, que opera nos sentidos Brás/Calmon Viana, a previsão é de reformas nas Estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano. A Estação Calmon Viana, por sua vez, terá uma expansão de 2,7 quilômetros até Suzano, possibilitando uma nova integração com a Linha 11-Coral.
A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. As intervenções na Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.
Já a Linha 13-Jade receberá investimentos para reformas nas Estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos. A iniciativa ainda prevê a criação de cinco novas estações: Cangaíba, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Além disso, haverá a expansão de 5,5 quilômetros até a Estação Gabriela Mistral. Com esse pacote de melhorias, o tempo de espera para o início de cada viagem será de 15 minutos, atendendo a uma média de 101 mil passageiros em dias úteis até 2040.
Leilão
O leilão, que irá definir a empresa vencedora, deverá ocorrer dezembro, enquanto que, a assinatura de contrato, está prevista para acontecer em março de 2025 – segundo previsão do governo estadual. Mais informações podem ser consultadas por meio do site da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.