Reportagem de: O Diário
Uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba desmontou um esquema de tráfico internacional de drogas no bairro Recanto Mônica. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento de rotina, quando os agentes identificaram movimentações suspeitas e decidiram investigar mais de perto.
No local, os guardas encontraram 13 blocos de pasta-base de cocaína, além de cápsulas prontas para serem engolidas — método comum utilizado por traficantes para o transporte da droga em voos internacionais, dificultando a fiscalização em aeroportos. Também foram apreendidos frascos de óleo lubrificante, usados para facilitar a ingestão das cápsulas por “mulas”, como são chamados os responsáveis pelo transporte interno da droga no corpo.
No vídeo compartilhado pelo prefeito Eduardo Boigues (PL), é informado que a apreensão gerou um prejuízo de mais de R$ 500 mil ao tráfico de drogas.
A operação resultou na apreensão de todo o material e em uma nova etapa de investigações que deve contar com o apoio de forças estaduais e federais para identificar a origem da droga e os destinos internacionais para onde seriam enviados os entorpecentes.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, destacou que a atuação da GCM é parte de um trabalho contínuo de enfrentamento ao crime organizado. “Aqui em Itaquá, o crime não se cria. Seguimos vigilantes e preparados para proteger nossa cidade”, reforçou o prefeito Boigues nas redes sociais.