O Brasil voltará a ter um piloto no grid da Fórmula 1. O paulistano Gabriel Bortoleto foi anunciado na manhã desta terça-feira (5) como novo piloto da Sauber em 2025.
Assim, a principal categoria do automobilismo mundial volta a ter um brasileiro depois de 7 anos. A última vez que o Brasil foi representado com um piloto no grid em uma temporada completa foi Felipe Massa, na Williams, em 2017.
Gabriel Bortoleto tem 20 anos e atualmente é o líder da Fórmula 2, principal categoria de base do automobilismo, pela Invicta Racing. Além disso, ele foi campeão da Fórmula 3 em 2023. Ele fez parte do guarda-chuva da Mclaren para futuramente ir a equipe, mas deixou o time para assinar com a Sauber, que a partir de 2026 será Audi.
O Brasil já teve três campeões da categoria: Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) e Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) por três vezes e Emerson Fittipaldi (1972 e 1974) em duas oportunidades.
Ayrton Senna
Considerado um dos melhores de todos os tempos, Ayrton Senna foi o destaque da categoria entre os anos 80 e início dos anos 90. Dessa forma, todos os seus títulos foram conquistados pela equipe britânica Mclaren na etapa do Japão.
Ele foi campeão em 1988 e 1990 após bater seu maior rival na categoria, o francês Alain Prost e em 1991, contra o britânico Nigel Mansell.
Nelson Piquet
Rival de Senna e cheio de polêmicas, Nelson Piquet foi o primeiro brasileiro tricampeão da Fórmula 1. Dessa forma, ele se destacou principalmente no início da década de 80.
Logo, o carioca trouxe os últimos títulos da equipe Brabham em 1981 e 1983. Já em 1987, pela Williams, bateu o favorito da equipe inglesa Nigel Mansell e se sagrou tricampeão da categoria.
Emerson Fittipaldi
Um dos pioneiros na categoria, Emerson Fittipaldi foi o quinto piloto brasileiro a estar no grid da Fórmula 1. Além disso, Emmo se destacou em uma das grandes eras da categoria, correndo ao lado de Jackie Stewart, Niki Lauda, Gilles Villeneuve e Alain Prost.
Dessa forma, Emmo foi campeão em 1972 e 1974, ambos os títulos conquistados por equipes britânicas: Lotus e Mclaren, respectivamente. Vale ressaltar que Emerson foi o primeiro dos quatro Fittipaldi que pilotaram na Fórmula 1, sendo uma família tradicional no automobilismo.
Bortoleto elogiado por pilotos
No último domingo (3), o atual líder da Fórmula 1, Max Verstappen, elogiou o brasileiro: “Se eu fosse a Sauber, já o teria contratado”, disse o piloto holandês aos repórteres antes do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos.
“Especialmente se esse for o futuro, você sabe, jovens pilotos. E 2026, uma grande mudança nas regras. É sempre bom se acostumar com uma equipe por um ano, cometer seus erros aqui e ali, se integrar bem, entender um pouco o carro”, completou.
Oscar Piastri, da McLaren, que ganhou o título da F3 em 2020 e da F2 em 2021, mas teve que esperar um ano antes de conseguir uma vaga na F1, concordou que Bortoleto merecia estar no grid da F1 no ano que vem.
“Acho que ele está fazendo um trabalho impressionante. Tenho experiência pessoal com a dor de não conseguir uma vaga. Então, para o bem dele, espero que ele não tenha que passar por isso”, disse o australiano.
Apoiado por Neymar
Em setembro deste ano, após Bortoleto assumir a liderança da Fórmula 2, Neymar postou uma mensagem de boa sorte ao piloto. O atacante compartilhou uma publicação feita pelo canal oficial da competição de corrida.
“Brasil no topo e pronto pra fazer história. Boa sorte, mlk”, escreveu o atacante do Al-Hilal. Após a postagem, vários internautas deixaram comentários na postagem da Fórmula 2, como: “Vim pelo Neymar“.