A situação do Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro é cada vez mais desesperadora. Com apenas sete pontos em 15 jogos, o Tricolor ostenta a terceira pior campanha da história dos pontos corridos a esta altura do torneio.
Apenas a Chapecoense em 2021, com quatro pontos, e o Avaí, em 2019, com seis pontos, tiveram um início pior que o Tricolor. Além disso, ambos foram rebaixados com desempenho pífios e na última colocação.
O Avaí terminou aquela edição com apenas 20 pontos e a Chapecoense foi o pior time de todos os tempos com apenas 15 pontos. Para entender o cenário de calamidade, se o Fluminense não vencer os próximos dois jogos, terá campanha pior que o time de Florianópolis em 17 rodadas.
Na 17ª rodada de 2019, o Avaí venceu seu primeiro jogo chegando aos dez pontos. A Chapecoense, por sua vez, fechou o turno sem sequer uma vitória e com apenas sete pontos conquistados, número atual do Tricolor carioca.
Chances de rebaixamento
Segundo o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do Fluminense, faltando 23 rodadas para o término da competição, são de 87,8%. Se seguir com jejum de vitória, os números podem aumentar consideravelmente.
Além disso, o Fluminense tem o pior início de um clube carioca na história da competição. O Tricolor já soma 12 partidas sem vencer, com nove derrotas e três empates.
Dos 69 pontos em disputa, para chegar a linha de corte calculada em 46 pontos, o Fluminense precisa conquistar 37 pontos. Ou seja, é necessário ter um aproveitamento de 53% dos pontos até o final da competição.
Como efeito de comparação, este aproveitamento é perto do Cruzeiro (que tem 54%), 7º colocado, com 23 pontos conquistados em 14 jogos. A Raposa já venceu sete partidas na competição, enquanto o Flu tem uma vitória.
Desempenho ruim em Criciúma
A primeira chance do Tricolor melhorar o desempenho será diante do Criciúma, na quinta-feira (11), no Heriberto Hulse, em Criciúma, às 20h (de Brasília). O Tigre é considerado um dos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento.
O desempenho por lá também não é nada animador. Em 11 partidas disputadas na casa do time catarinense, são três vitórias contra seis derrotas. Além disso, foram dois empates. O Flu conquistou apenas 33,3% dos pontos na casa do Tigre.
Veja as piores campanhas depois de 15 jogos
- Chapecoense (2021) – 4 pontos
- Avaí (2019) – 6 pontos
- Fluminense (2024) – 7 pontos
- América-MG (2016) – 8 pontos
- Atlético-GO (2017) – 8 pontos
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: