A vitória do Irã sobre a França por 4 a 1, nesse domingo (22), pela Copa do Mundo de Futsal, será investigada pela Fifa, entidade que organiza o torneio no Uzbequistão.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a Fifa vai apurar as acusações de “manipulação da partida” e possíveis violações do “espírito do jogo”.
Na partida, válida pela última rodada do Grupo F da Copa do Mundo, França e Irã já estavam classificados, e pareceram não ter interesse em mexer no placar, de olho no chaveamento do mata-mata — veja aqui.
Em nota, a Fifa falou que está “ciente das reclamações apresentadas pelas seleções participantes da Copa do Mundo de Futsal em relação ao jogo”, mas que não fará “outros comentários enquanto o processo está em andamento”.
Seleção Brasileira estaria no caminho do vencedor
O derrotado de França x Irã enfrentaria a Tailândia nas oitavas de final. Por outro lado, o vencedor da partida encararia o Marrocos, atual campeão africano, e poderia encontrar a favorita Seleção Brasileira numa eventual fase de quartas de final.
Técnico da Tailândia, o espanhol Miguel Rodrigo publicou um vídeo do primeiro gol da partida, no qual o goleiro francês, Thibaut Garros, aparenta sair do caminho da bola propositalmente.
O time francês chutou apenas seis vezes ao gol, algo raro no futsal, e só foi marcar um “gol de honra” no fim da partida, quando Irã já vencia por 4 a 0.
O técnico da Tailândia chamou os times de “desgraça mundial” que “desonraram meu esporte”. Além disso, prometeu encarar a França de “braços abertos” nas oitavas de final.
Técnico da Líbia apresentou queixa à Fifa
Nas redes sociais, o espanhol Ricardo Iñiguez, técnico da Líbia, expressou revolta, já que sua seleção foi eliminada graças ao resultado. Ele classificou o acontecimento como uma “desgraça” para o esporte.
“A Líbia vai apresentar uma queixa oficial em relação a este jogo por ‘manipulação de resultado’, isso é uma desgraça para nosso esporte”, declarou Iñiguez.
Falcão se revolta e aponta risco para campanha olímpica
Um dos maiores nomes da história do futsal, o brasileiro Falcão mostrou todo seu descontentamento com o duelo entre França e Irã no último domingo, válido pela Copa do Mundo da modalidade.
Segundo o ex-jogador, as duas seleções “claramente combinaram” o resultado e vê a atitude como ruim para o esporte, que busca um lugar no programa olímpico.
A gente vê duas equipes na primeira fase, já classificadas independentemente do resultado, mas ninguém tentando a primeira colocação. É um desrespeito à Copa do Mundo, tira totalmente a nossa força. Um jogo claramente combinado, desde o primeiro minuto, para ser 0 a 0. Os caras estavam olhando para o relógio, fazendo o tempo correr, chutando para fora e fingindo que erraram
Falcão, ídolo do futsal