Último brasileiro no grid da Fórmula 1, Felipe Massa comemorou o anúncio de Gabriel Bortoleto como piloto titular da Sauber para a temporada de 2025.
“Parabéns, irmãozinho. Você merece muito! O Brasil volta a sorrir! Boa sorte, bom trabalho e que Deus te ilumine”, publicou Massa no Instagram.
Bortoleto tem 20 anos, é o líder da Fórmula 2 e atual campeão da Fórmula 3. Ele faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren e a carreira dele é gerenciada pela A14, uma empresa fundada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso.
Com o anúncio de sua contratação pela Sauber, Bortoleto se tornará o primeiro brasileiro na categoria desde 2017, quando Massa correu em sua última temporada.
Elogiado por pilotos
No último domingo (3), o atual líder da Fórmula 1, Max Verstappen, elogiou o brasileiro: “Se eu fosse a Sauber, já o teria contratado”, disse o piloto holandês aos repórteres antes do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos.
“Especialmente se esse for o futuro, você sabe, jovens pilotos. E 2026, uma grande mudança nas regras. É sempre bom se acostumar com uma equipe por um ano, cometer seus erros aqui e ali, se integrar bem, entender um pouco o carro”, completou.
Oscar Piastri, da McLaren, que ganhou o título da F3 em 2020 e da F2 em 2021, mas teve que esperar um ano antes de conseguir uma vaga na F1, concordou que Bortoleto merecia estar no grid da F1 no ano que vem.
“Acho que ele está fazendo um trabalho impressionante. Tenho experiência pessoal com a dor de não conseguir uma vaga. Então, para o bem dele, espero que ele não tenha que passar por isso”, disse o australiano.
Apoiado por Neymar
Em setembro deste ano, após Bortoleto assumir a liderança da Fórmula 2, Neymar postou uma mensagem de boa sorte ao piloto. O atacante compartilhou uma publicação feita pelo canal oficial da competição de corrida.
“Brasil no topo e pronto pra fazer história. Boa sorte, mlk”, escreveu o atacante do Al-Hilal. Após a postagem, vários internautas deixaram comentários na postagem da Fórmula 2, como: “Vim pelo Neymar“.