A resolução do grupo C da Eurocopa, nesta terça-feira (25), teve jogos ruins, nenhum gol, mas uma definição para lá de inusitada. Inglaterra, Dinamarca e Eslovênia estão garantidas nas oitavas de final — a Sérvia, eliminada.
Os dois jogos da terceira rodada, Inglaterra x Eslovênia e Dinamarca x Sérvia, ficaram empatados em 0 a 0. Únicos a vencer um jogo do grupo C, os ingleses se classificaram na liderança, com cinco pontos, apesar da decepção da torcida.
A confusão, porém, ficou na definição do segundo colocado. No fim, a Dinamarca ocupou a vaga e vai enfrentar a anfitriã Alemanha nas oitavas de final, no próximo sábado.
Entenda a confusão na Eurocopa
Dinamarca e Eslovênia ficaram iguais em todos os critérios de desempate previstos pelo regulamento da Eurocopa: número de pontos, saldo de gols, gols pró, número de vitórias e cartões recebidos.
O último critério previsto é o rendimento nas Eliminatórias para a Eurocopa e, nele, a Dinamarca foi superior à Eslovênia e, por isso, ficou com a segunda posição.
Apesar disso, a Eslovênia comemorou muito mais que a Dinamarca: é a primeira vez na história que a seleção se classifica para um mata-mata de torneio de relevância internacional.
Era melhor ser terceiro?
Por fim, os eslovenos, invictos com três empates, podem se dar melhor que a própria Dinamarca.
Enquanto os dinamarqueses vão pegar a Alemanha nas oitavas, a Eslovênia pode enfrentar Portugal ou Bélgica/Romênia/Eslováquia/Ucrânia, a depender da resolução do grupo E, nesta quarta-feira (25).