A derrota de Vinicius Júnior na Bola de Ouro 2024 surpreendeu parte do mundo do futebol, especialmente os torcedores e jogadores brasileiros, que se manifestaram em peso nas redes sociais depois que o espanhol Rodri recebeu da revista France Football o troféu de melhor do mundo.
O meio-campista do Manchester City, inclusive, foi vaiado antes mesmo da cerimônia por pessoas presentes na porta do Théâtre du Châtelet.
Há algumas razões que podem ajudar a explicar a razão pela qual Vinicius Júnior não ficou com o prêmio. Veja abaixo cinco pontos para entender a polêmica envolvendo o atacante do Real Madrid e a Bola de Ouro 2024.
Racismo?
Um dos pontos apontados por torcedores para a derrota de Vinicius Júnior é o racismo. Vítima de insultos racistas nas últimas temporadas em LaLiga, o brasileiro tem sido uma voz importante para denunciar esse tipo de comportamento nos estádios espanhóis — e europeus em geral.
Recentemente, em entrevista à CNN, o atacante afirmou que “se a situação do racismo na Espanha não mudar antes de 2030, a Copa do Mundo terá que ser em outro lugar”. Espanha, Marrocos e Portugal vão sediar a Copa do Mundo de 2030, em conjunto com Argentina, Paraguai e Uruguai, que terão apenas alguns jogos da fase de grupos.
A declaração não foi bem recebida em alguns setores da sociedade e do futebol. O prefeito de Madri, por exemplo, José Luis Martínez-Almeida, pediu uma retratação por parte de Vini Jr.
Vini Jr. se torna jogador com maior valor de mercado do futebol
Edu Aguirre, conhecido jornalista do Chiringuito, um dos principais programas esportivos da TV espanhola, disse o seguinte: “Dói que um jogador do Real Madrid considere tirar o Mundial da Espanha”.
No sábado (2), o Real Madrid vai ao Estádio Mestalla enfrentar o Valencia, por LaLiga. O palco foi local de uma das principais manifestações de racismo contra Vinicius Júnior, quando em maio de 2023 torcedores valencianos chamaram o jogador de “mono” (macaco, em espanhol).
O colégio eleitoral da Bola de Ouro é formado por 100 jornalistas, com um representante para cada um dos 100 primeiros países no ranking da Fifa.
Comportamento em campo
Além da luta antirracista, outra postura de Vinicius Júnior que não agrada os europeus é o seu comportamento em campo. Para muitos, o atacante do Real Madrid é provocador, além de reclamar com árbitros e cair muito em campo.
Nesta segunda-feira (28), antes mesmo da premiação em Paris, um colunista do diário Sport, importante jornal esportivo da Espanha, publicou um texto falando sobre como a vitória de Rodri seria o triunfo da “Bola de Ouro dos valores”.
“Decisão acertadíssima, se confirmada, de entregar o prêmio ao meio-campista. Uma lição para Vinicius: aqui não vale somente ganhar e fazer gols”, escreveu o jornalista Lluis Miguelsanz, no site do Sport.
“Suas reclamações constantes e suas provocações, seus atos reprováveis no campo e a sensação de que ele não aprende seguramente tiraram votos [de Vinicius Júnior]”, completou o colunista.
Bola de Ouro: saiba quanto vale o troféu dado ao melhor do mundo
Copa América x Eurocopa
Enquanto Rodri foi campeão da Eurocopa com a Espanha, que se tornou a primeira tetracampeã do torneio europeu na história, Vinicius Júnior teve desempenho ruim na Copa América deste ano.
A Seleção Brasileira de Dorival Júnior apresentou atuações pobres e foi eliminada pelo Uruguai, nos pênaltis, nas quartas de final.
Vini Jr não enfrentou os uruguaios por suspensão. No torneio, o atacante disputou três partidas e marcou dois gols, ambos contra o Paraguai, pela segunda rodada da fase de grupos.
-
1 de 16
Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 • Reprodução/X/Selección Española
-
2 de 16
Seleção Espanhola levanta a taça da Eurocopa 2024 • Reprodução/X/Selección Española
-
3 de 16
Oyarzabal e Nico Williams comemoram gol do título da Espanha na Eurocopa 2024
-
-
4 de 16
Oyarzabal comemora gol do título da Espanha na final da Eurocopa 2024 • Richard Pelham/Getty Images
-
5 de 16
Oyarzabal marca gol do título espanhol na Eurocopa 2024
-
6 de 16
Cole Palmer comemora gol de empate da Inglaterra na final da Eurocopa • Lars Baron/Getty Images
-
-
7 de 16
Nico Williams comemora depois de abrir o placar para a Espanha na final da Eurocopa • Ian MacNicol/Getty Images
-
8 de 16
Jude Bellingham e Lamine Yamal em disputa de bola durante o primeiro tempo da final da Eurocopa. Primeira etapa do jogo teve poucas chances criadas. • Richard Pelham/Getty Images
-
9 de 16
Luis de la Fuente, técnico da Espanha, durante final da Eurocopa contra a Inglaterra • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
-
-
10 de 16
Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, durante final da Eurocopa contra a Espanha • Harry Langer/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images
-
11 de 16
Torcida da Inglaterra durante a final da Eurocopa contra a Espanha • Edith Geuppert – GES Sportfoto/Getty Images
-
12 de 16
Torcedora da Espanha durante a final da Eurocopa contra a Inglaterra • Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Image
-
-
13 de 16
Escalação titular da Espanha na final da Eurocopa • ANP via Getty Images
-
14 de 16
Escalação titular da Inglaterra na final da Eurocopa • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
-
15 de 16
Final da Eurocopa no Estádio Olímpico de Berlim contou com show antes da decisão começar • Reprodução/X/UEFA
-
-
16 de 16
Estádio Olímpico de Berlim recebeu a final da Eurocopa entre Inglaterra e Espanha • Reprodução/X/UEFA
Concorrência no próprio time
Chefe da Bola de Ouro, Vincent Garcia apontou depois da premiação realizada nesta segunda um dos motivos pelo qual Vinicius Júnior não ficou com o prêmio de melhor jogador do mundo.
“Vinicius certamente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no Top 5 porque, matematicamente, isso tirou alguns pontos dele. Isso também resume a temporada do Real Madrid, que teve entre três e quatro jogadores e os júris dividiram suas decisões entre eles, o que beneficiou Rodri”, afirmou o chefe da premiação.
Boicote do Real Madrid
A ausência de representantes do Real Madrid na cerimônia da Bola de Ouro não foi causa, mas consequência da derrota de Vini Jr no prêmio.
Nesta segunda, ao tomar conhecimento nos bastidores de que o atacante não seria eleito melhor do mundo, o clube espanhol cancelou o voo que levaria uma delegação de aproximadamente 50 pessoas a Paris. Além disso, o Real também suspendeu a programação ao vivo na TV oficial do clube.