A magnata do futebol feminino Michele Kang doará US$ 30 milhões (R$ 173 milhões) à Federação de Futebol dos Estados Unidos, informou a entidade nesta terça-feira (19), a maior doação já direcionada aos programas para meninas e mulheres da história da organização.
A doação que será repartida pelos próximos cinco anos ajudará a aumentar as oportunidades competitivas para as meninas e o desenvolvimento profissional para as jogadoras, bem como para as mulheres em funções de treinadoras e árbitras.
“O presente de Michele Kang transformará o futebol para mulheres e meninas nos Estados Unidos”, disse a presidente da US Soccer, Cindy Parlow Cone, em comunicado. “Isso impactará gerações de mulheres e meninas em nosso jogo”.
A doação ocorre poucos meses depois de os Estados Unidos terem conquistado seu quinto ouro olímpico, um retorno à forma de uma das equipes mais dominantes da história do esporte, após seu desempenho decepcionante na Copa do Mundo Feminina de 2023.
Kang, cujo Washington Spirit competirá na disputa pelo título da NWSL contra o Orlando Pride neste fim de semana, emergiu como uma das proprietárias mais influentes do esporte.
No ano passado, ela fundou a primeira organização multi-equipe de futebol feminino, que também inclui o clube francês Olympique Lyonnais Feminin e o time inglês London City Lionesses.
“Os esportes femininos têm sido subvalorizados e negligenciados há muito tempo”, disse Kang em comunicado.
“Estou empenhada em elevar o padrão de excelência no futebol feminino — tanto dentro como fora do campo — fornecendo os recursos de que as atletas femininas necessitam para atingir o seu pleno potencial.”