Por Federação Portuguesa de Futebol
• Lisboa | POR
A Seleção Nacional de Futsal deu continuidade, esta quinta-feira, em Rio Maior, ao estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 com uma sessão de treino matinal. Pela tarde, a Equipe das Quinas vai assistir ao encontro entre Uzbequistão e Angola (18h00, em Rio Maior). Humberto Coelho, Vice-Presidente da FPF, esteve presente no treino.
Recorde-se que esta sexta-feira, a formação orientada por Jorge Braz vai defrontar o Uzbequistão (Rio Maior, 18h00), seguindo-se a partida com Angola (sábado, Rio Maior, 19h30).
Emídio Rodrigues, Treinador Nacional que faz parte da equipa técnica de Jorge Braz, fez a antevisão ao jogo com os anfitriões do Mundial, orientados por Venancio López: “O Uzbequistão é uma equipa que tem vindo a trabalhar com um novo treinador, o antigo selecionador de Espanha. Gostam preferencialmente de jogar no sistema de 4×0, alternando também com o 3×1. Têm apostado no guarda-redes avançado, uma tendência que tem vindo a crescer no futsal. Esperamos um jogo exigente, que nos vai obrigar a estar no máximo das nossas capacidades”, começou por dizer.
O Treinador Nacional fez ainda um balanço muito positivo destas semanas de trabalho: “Está tudo a correr dentro daquilo que são as nossas expectativas, estamos numa fase de muito trabalho, de grande intensidade. É tempo de acrescentar e trabalhar conteúdos e esquemas novos. Os jogadores chegaram a este estágio muito bem preparados. Existe uma grande preocupação da parte deles em chegar com um excelente nível de preparação. Sentimos que a equipa está muito bem fisicamente. Fica mais fácil para nós treinadores chegarmos ao treinos e exigir tudo”, realçou.
A fechar, Emídio Rodrigues destacou que estes sete jogos serão uma oportunidade fantástica para preparar o Mundial: “O objetivo passou por escolher adversários que têm estilos próximos daqueles que vamos encontrar no Campeonato do Mundo, já o tínhamos feito na preparação para o competição de 2021 na Lituânia. Angola e Uzbequistão são adversários com características semelhantes às equipas que estão no nosso grupo no Mundial”, concluiu. Depois de uma folga no domingo, a Equipa dsa Quinas prossegue a preparação em Viseu, onde vai enfrentar Cuba (22 de agosto, Viseu, 18h00), Costa Rica (23 de agosto, Viseu, 18h00), Ucrânia (25 de agosto, Viseu, 18h00). A equipa regressa a Rio Maior para jogador diante do Paraguai em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, Rio Maior, 19h00 e 18h00, respectivamente.